• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste atrasam plantio de soja devido ao baixo nível de umidade do solo


Quarta-feira, 31 de outubro de 2012 - 08h45

As regiões produtoras de soja do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país estão com o plantio paralisado e atrasado em relação ao mesmo período de 2011 devido ao baixo nível de umidade do solo. No entanto, novembro começa com chuvas generalizadas e em bons volumes, o que dará plenas condições para a retomada do plantio, além de favorecer a elevação dos níveis de água no solo e contribuir para o desenvolvimento das lavouras.


Segundo a Somar Meteorologia, para esta semana, áreas de instabilidade provocam chuvas com altos volumes acumulados (mais de 100 milímetros) sobre o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catariana e oeste do Paraná. A partir do meio da semana, o avanço de uma frente fria leva chuva a todas as regiões produtoras de soja do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.


Por enquanto, as condições meteorológicas permanecem como as da semana passada no Centro-Oeste e Sudeste, com a presença de chuvas esparsas e de baixa intensidade.


Em algumas regiões de Mato Grosso, porém, as precipitações vêm seguidas de fortes rajadas de vento e de granizo, que já provocaram perdas acima dos 80%, embora esses danos sejam pontuais e não comprometam a produção. No estado, 45% das áreas já foram semeadas. No ano passado, o valor era de 55%.


Em Goiás, o atraso é maior, uma vez que apenas 10% das áreas foram plantadas, enquanto o normal para essa época do ano é de 32%. Além do atraso e da baixa disponibilidade hídrica (algumas áreas deverão ser replantadas), a estiagem favoreceu a proliferação de pragas.


Em Minas Gerais, a situação é semelhante à de Goiás. O plantio se encontra paralisado e com apenas 6% das áreas plantadas ante os 20% do mesmo período de 2011. O forte calor e a estiagem também contribuíram para a morte das plantas.


Em São Paulo, a situação é um pouco melhor. As chuvas são mais frequentes, mas o plantio segue atrasado em relação ao ano passado: 10% das áreas estão plantadas contra 15% da safra passada.


No Paraná, 50% das áreas de soja já foram semeadas, valor bem semelhante ao de 2011. O desenvolvimento das plantas é satisfatório aos produtores.


No Rio Grande do Sul, 7% das áreas destinadas à oleaginosa já foram plantadas, número semelhante ao da última safra. Muitos produtores, no entanto, gostariam de ter antecipado seu plantio devido aos elevados preços da commodity e também para tentar escapar de uma possível estiagem no verão. O desenvolvimento das plantas se encontra em bom estado.


Fonte: Ruralbr. Pela Redação. 30 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja