• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Suinocultura vive período bastante turbulento


Quinta-feira, 25 de outubro de 2012 - 08h25

A suinocultura mundial vive um dos períodos mais turbulentos da história. Há grande contraste de preços nas diversas regiões produtoras.


A avaliação é de analistas do Rabobank, um dos principais bancos voltados para o setor agropecuário. Os preços dos suínos vão continuar sob pressão neste início de quarto trimestre, mas voltam a subir no fim de ano.


Em algumas regiões, como o Brasil, o setor sente os efeitos da liquidação de rebanhos há alguns meses, quando os preços recuaram e os produtores perderam margem.


Em regiões como Coreia do Sul, Canadá e Estados Unidos, há queda devido à maior oferta de carne. Essa oferta ocorre devido ao verão muito quente nesses países e ao início de liquidação de rebanhos, provocada pelos elevados custos de produção.


Essa elevação de custos ocorreu devido à redução de oferta de milho e de soja nos Estados Unidos, país que passou por uma grave seca neste ano. Só as perdas com milho superaram 100 milhões de toneladas no Meio-Oeste norte-americano.


A partir de 2013, esse cenário de liquidação de rebanhos vai começar a fazer efeito sobre a demanda, provocando alta nos preços.


O Brasil não fica imune a essa situação. O valor da carne suína subiu no terceiro trimestre, mas o cenário para os produtores independentes é extremamente complicado, segundo o banco.


A alta de preço no trimestre anterior ocorreu devido à liquidação de rebanho no primeiro e no segundo trimestre deste ano. De junho a setembro, o preço do animal vivo subiu 50%, acima dos 30% da soja e do milho. Nesse mesmo período, a carne bovina subiu apenas 10%, segundo os analistas do banco.


Os preços devem continuar firmes neste último trimestre, devido à demanda sazonal de final de ano e às exportações, que têm reagido neste segundo semestre.


Os analistas do banco acreditam que as recentes liquidações de rebanho de produtores independentes e de pequenos e médios produtores integrados devem provocar uma queda da produção de carne para 3,39 milhões de toneladas me 2013 no Brasil. Neste ano, deve ficar em 3,45 milhões.


Fonte: Suinocultura Industrial. Pela Redação. 24 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja