• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Safra pode ser favorável à ferrugem de soja


Quarta-feira, 17 de outubro de 2012 - 08h50

O período prolongado do plantio de soja pode gerar um avanço da ferrugem neste ano.


Fungo que se espalha com o vento, a ferrugem vai encontrar caminho favorável para a expansão, principalmente em Mato Grosso, o principal estado produtor do país.


"A janela de plantio período no qual se desenvolve a semeadura da oleaginosa é muito longa e pode durar 75 dias", diz Naildo Soares, da Aprosoja.


A antecipação da chuva permitiu o início do plantio em meados de setembro, e o término ocorrerá no fim de novembro, segundo Soares.


Nas primeiras lavouras será mais fácil o combate da doença, mas a incidência será grande nas de plantio tardio, fazendo com que o produtor gaste mais para impedir a proliferação da ferrugem.


Rafael Moreira Soares, pesquisador da Embrapa, diz que essa janela longa de plantio já ocorreu em outras safras, mas esta tem uma peculiaridade. O vazio sanitário não foi seguido à risca e é grande a incidência de soja com ferrugem em beira de estradas e lavouras pós-colheita.


"O risco é maior porque a epidemia começa mais cedo."


A doença é controlável, mas com custos pesados para os produtores. Em média, os gastos com a defesa contra a ferrugem da soja atingem US$2 bilhões por ano 85% desse valor são custos de aplicação.


Para a Embrapa, os produtores têm de ficar atentos ao monitoramento da doença. As condições climáticas deste ano são favoráveis ao desenvolvimento da doença.


As chuvas serão mais bem distribuídas durante a safra, diferentemente do que ocorreu em 2011, quando o inverno foi muito seco.


A ferrugem já custou perto de US$20 bilhões para os produtores brasileiros. A vantagem é que o custo das aplicações do defensivo diminuiu nos últimos anos.


Essa vantagem é eliminada, no entanto, pela necessidade da elevação no número de aplicações para o combate à doença.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 16 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja