• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Fórum Soja Brasil discute política para insumos agrícolas em Londrina


Terça-feira, 16 de outubro de 2012 - 10h48

A cidade de Londrina, no norte do Paraná, será sede da próxima edição do Fórum Soja Brasil, no dia 18 de outubro. Com a presença de autoridades e especialistas, o evento terá como tema "Uma política para os insumos agrícolas", e a abertura será às 19h30min. O Canal Rural fará a transmissão do evento a partir das 19h45min, com apresentação do jornalista João Batista Olivi.


Os participantes desta edição do Fórum Soja Brasil serão os deputados federais Reinhold Stephanes (PSD-PR, ex-ministro da Agricultura) e Dr. Rosinha (PT-PR), o advogado Reginaldo Minaré (consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA), o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre José Cattelan, o analista Rafael Ribeiro de Lima Filho (Scot Consultoria) e o jornalista Mauro Zafalon, da Folha de S. Paulo.


O fórum faz parte do projeto Soja Brasil, uma iniciativa inovadora do Canal Rural em parceria com a Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Mato Grosso, com coordenação técnica da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e apoio do Senar dos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. O projeto tem o patrocínio das empresas BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.


O amplo debate sobre uma política para insumos agrícolas ocorre num momento bem particular para o agronegócio brasileiro, especialmente, para a safra de soja. De acordo com projeção da Conab, a safra de soja 2012/2013 deve posicionar Brasil como líder global, com volume recorde de 182,2 milhões de toneladas.


Na visão do ex-ministro da Agricultura e deputado federal Reinhold Stephanes, "É preciso considerar a produção de insumos agrícolas, principalmente os fertilizantes, como uma questão estratégica para aumentar a competitividade e a renda do produtor rural brasileiro". O também deputado federal Dr. Rosinha afirma: "A soberania alimentar de um país depende de uma política para insumos agrícolas. País dependente de insumos agrícolas é país sem soberania".


O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, ressalta que o Paraná foi escolhido para este debate por ser um dos estados pioneiros na produção no país. Uma das principais discussões deve girar em torno do potencial brasileiro de produzir insumos e, mesmo assim, importá-los. "Se o Brasil é deste tamanho, porque temos que importar? É importante discutir estes temas de interesse do produtor para que o país possa se tornar o primeiro em produção de grãos", ressalta Silveira.


O evento de Londrina integra a série de fóruns e expedições que percorrem as principais áreas de produção de soja no Brasil e que já passou também pelos Estados Unidos. A agenda de fóruns do Projeto Soja Brasil, que já passou por Sinop (MT), Esteio (RS), São Gabriel do Oeste (MS) e termina no município de Não-Me-Toque (RS), em março, na Expodireto Cotrijal 2013.


O público pode acompanhar o fórum também na internet pelo site especial do projeto no portal RuralBR (www.projetosojabrasil.com.br), pela página do projeto Facebook (facebook.com/projetosojabrasil), ou pelo telefone 0800 5415858, com ligação gratuita.


Expedição


O projeto inclui a maior expedição por lavouras brasileiras de soja, que terá início no final deste mês. A viagem por 10 estados conta com a participação de jornalistas e especialistas em todas as etapas da produção do grão, desde o planejamento do plantio até a colheita da safra 2012/2013. A equipe, formada por um engenheiro agrônomo um pesquisador, um instrutor e jornalistas do Canal Rural, vai percorrer as principais regiões produtoras do país a bordo de duas picapes L200 Triton da Mitsubishi.


O grupo vai identificar os problemas enfrentados nas lavouras, realizar eventos técnicos e oferecer consultoria e treinamento para que os profissionais do campo possam resolvê-los.


Cobertura na TV


Reportagens no Bom Dia Campo (segunda a sexta, às 7h) e no Rural Notícias (segunda a sexta, às 19h) mostrarão tudo o que acontece nas viagens e a realidade de cada lavoura visitada. As dicas dos especialistas também poderão ser conferidas diariamente no Mercado & Cia das 12h20min.


A programação conta com o Momento Soja, miniprogramas com dicas técnicas nos intervalos comerciais do Canal Rural desde julho. E, a cada mês, você confere uma nova edição especial do programa Técnica Rural.


Na Internet


Em www.projetosojabrasil.com.br é possível encontrar notícias, fotos e vídeos sobre a produção da soja brasileira. Durante a expedição, os internautas poderão conversar com a equipe de bordo através de um chat.


O projeto também está nas redes sociais. No Twitter (@cr_sojabrasil) e no Facebook (www.facebook.com/projetosojabrasil), é possível ficar por dentro das novidades do projeto, compartilhar notícias e mandar recados para a equipe do programa. Há, ainda, a Comunidade Soja Brasil (www.comunidadesojabrasil.com.br), ponto de encontro virtual para troca de informações entre estudantes, especialistas, produtores de soja e profissionais envolvidos com a cadeia produtiva do grão, além de muita informação.


Fonte: ClicRBS. Pela Redação. 15 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja