• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Exportações de carne suína crescem 46%


Quarta-feira, 10 de outubro de 2012 - 08h39

As exportações de carne suína tiveram aumento de 45,98% em volume e 38,47% em receita registrados em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (9/10) pela Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). Embora ainda concentrados em três grandes mercados, Rússia, Ucrânia e Hong Kong, os embarques somaram 60,44 mil toneladas e US$157,65 milhões. Segundo a associação, setembro foi o melhor mês do ano, inclusive em valor, apesar de uma queda de 5,14% no preço médio, em relação a igual período do ano passado.


De janeiro a setembro, o Brasil exportou 428,18 mil toneladas e US$1,09 bilhão, uma variação de 9,72% em volume e 2,13% em receita, ante janeiro a setembro de 2011. A Ucrânia foi o principal destino da carne suína brasileira, com participação, em volume, de 23,49% das exportações do ano, seguida pela Rússia, com 23,04%. Entretanto, em receita, aconteceu o inverso: a Rússia ficou em primeiro lugar, com 25,91%, e a Ucrânia, com 23,77%.


Segundo informou a Abipecs, a Ucrânia, por ser um mercado importante, exige atenção especial neste momento: o governo do país pediu permissão, recentemente, à Organização Mundial do Comércio (OMC), para elevar a alíquota de cerca de 250 linhas tarifárias, entre elas as da carne suína. "Trata-se de pedido que precisa ser rechaçado com firmeza, pois deixaria de ter sentido consolidar tarifas ao entrar na OMC e subitamente solicitar uma alteração dessa magnitude", afirmou o presidente da associação, Pedro de Camargo Neto.


Para a Argentina, as exportações registraram queda de 43,27% em volume, de janeiro a setembro, e de 39,96% em valor, na comparação com o mesmo período de 2011, em função da paralisação de autorizações que vinham sendo concedidas até o fim de junho. No mês de setembro, porém, continuaram a fluir quase no mesmo ritmo que julho e agosto.


Os principais destinos em setembro foram: Ucrânia, Rússia, Hong Kong, Argentina e Angola. Os países que mais compraram carne suína brasileira em 2012: Ucrânia, Rússia, Hong Kong, Angola e Singapura.


Barreira ilegal


Camargo Neto lamentou que a solicitação da Abipecs ao Ministério das Relações Exteriores para a abertura de um contencioso contra a África do Sul, em função de barreira sanitária ilegal desde 2005, continue sem receber a atenção do governo. "É lamentável que permita prejudicar um setor sem promover um contencioso que, embora prometido, até hoje não foi iniciado", diz Pedro de Camargo Neto.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 9 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja