• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Safra europeia de grãos recua para 281 milhões de toneladas


Quinta-feira, 4 de outubro de 2012 - 08h21

A safra de grãos da União Europeia deverá recuar para 281 milhões de toneladas em 2012/13, uma queda de 2% em relação ao volume de 287 milhões do período anterior.


Assim como ocorreu nos Estados Unidos e na Rússia, parte das lavouras da Europa, principalmente as do sul do continente, foram afetadas por falta de chuva.


Um dos problemas dessa queda é que os países mais afetados são os que já sofrem os maiores problemas econômicos na região.


A produção espanhola de grãos, por exemplo, deverá recuar para 16,6 milhões de toneladas, bem abaixo dos 21,1 milhões de 2011/12.


A queda ocorre mesmo com o aumento de área plantada, que foi a 6 milhões de hectares, 5% mais do que na safra anterior. As principais reduções de produção foram de trigo, aveia e cevada.


A produção italiana recua para 16,9 milhões de toneladas, contra 18,1 milhões em 2011/12. A safra de milho despencou de 10,2 milhões de toneladas no ano passado para apenas 7,7 milhões neste.


A exemplo da Espanha, apesar da queda na produção, a Itália também teve uma elevação da área semeada.


Os dados de safra são da Copa e da Cogeca, entidades que reúnem produtores e cooperativas da Europa.


Os dados das entidades mostram que um dos principais problemas para os europeus foi a queda de 10% na produção de milho.


Os 27 países integrantes da comunidade tiveram uma safra de apenas 61 milhões de toneladas, 7 milhões menos do que o volume do período anterior.


Essa queda ocorre em um momento difícil para os consumidores do cereal, principalmente para o setor de produção de carnes.


A seca nos Estados Unidos elevou os preços dos grãos para patamares recordes neste ano, onerando ainda mais o custo mundial de produção de carnes.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 3 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja