• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Al Gore diz que mudanças climáticas devem acirrar disputa por alimentos e biocombustíveis


Sexta-feira, 28 de setembro de 2012 - 08h43

O risco de o aquecimento global acirrar a disputa por alimentos e biocombustíveis foi alertado anteontem (26/9) pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. Durante a apresentação no Global Agribusiness Forum, realizado na capital paulista, ele ressaltou que as mudanças climáticas tendem a diminuir a produtividade de commodities agrícolas, como o milho e a soja, e provocar um acirramento sobre a sua destinação.


"Em um mundo mais quente, se nós não começarmos a agir, o conflito entre plantar milho para produzir combustível e para alimentação irá se tornar ainda mais intenso", disse, destacando as altas nos preços dos alimentos nos últimos anos.


Gore ressaltou ainda que as alterações climáticas tendem a tornar difícil fazer previsões sobre o tempo, informação fundamental para a agricultura. "A perturbação do ciclo biológico acabará com a possibilidade de se prever a ocorrência das chuvas", disse, após demonstrar por meio de estatísticas que o planeta enfrentou nos últimos anos um aumento nas temperaturas médias. Além disso, Gore apresentou dados que indicam aumento nas ocorrências de calor extremo, acima de 50 graus Celsius, em países como o Iraque e Paquistão.


Ao final, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos ressaltou a importância de um esforço conjunto para contornar o problema em tempo de evitar os efeitos mais catastróficos. "Nós temos que tomar a decisão de que isso é uma prioridade para nós. Nós temos que ir rapidamente em frente e, se queremos ir longe, temos que ir juntos".


Fonte: Avicultura Industrial. Pela Redação. 27 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja