• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Interconf reuniu elos da cadeia produtiva e reforçou o canal de diálogo com o setor


Quarta-feira, 26 de setembro de 2012 - 15h44

Considerado o maior encontro da cadeia da carne do Brasil a 5ª Conferência Internacional de Confinadores - Interconf 2012, realizada de 11 a 13 de setembro, em Goiânia (GO), novamente se caracterizou como evento histórico ao reunir num mesmo ambiente, líderes dos três elos da cadeia produtiva da carne bovina: produtores, indústria e varejo.


A Interconf 2012 reuniu em torno de 900 participantes entre pecuaristas e profissionais do setor nos dois dias de plenárias e Dia de Campo no confinamento da Fazenda Floresta, em Nazário (GO) pertencente ao Grupo JBS. 


E como nos anos anteriores a Interconf contou com conferencistas oriundos das mais diversas regiões do Brasil e também de países da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa que prestigiaram o evento.


A conferência deste ano teve como eixo temático "Produção de Carne: Processos desencadeiam processos" com a programação técnica composta por três painéis: "Aspectos gerais da produção de boi e da indústria da carne", "Mercado consumidor de carne no Brasil" e "Relações entre produtores e frigoríficos".


De acordo com o pecuarista Letelbe Maurício Barroso Vasconcelos, Sítio Nossa Senhora Aparecida, em Conceição de Macabu (RJ), a Conferência deste ano teve como ponto positivo a grande iniciativa de trazer todos os envolvidos da cadeia da carne a conversarem entre si e exporem diversos pontos que ainda travam um entendimento mútuo e mais avançado entre os elos.


"A Assocon (Associação Nacional dos Confinadores) levou para Goiânia pessoas conhecedoras de suas áreas de atuação e instigou o debate em torno de gargalos ainda existentes e que é claro, não serão resolvidos no imediatismo, mas só o fato terem sido expostos já foi um trunfo histórico".


Vasconcelos também elogiou a grade de programação dos palestrantes e em especial, o tema "Posicionamento estratégico da carne bovina: a visão do Uruguai" com o palestrante Dr. Pablo Caputi, diretor de Informação e Análise Econômica do Instituto Nacional de Carnes (INAC do Uruguai).


"Foi uma palestra interessante que demonstrou claramente a importância da organização compartilhada da cadeia produtiva. É exemplar a capacidade do Uruguai em reunir líderes do governo, pecuaristas e indústria rotineiramente para a tomada de decisões. Foi uma lição para nós mostrando que é possível dentro do processo todos sentarem numa mesma mesa para decisões conjuntas".


Para o gerente executivo da Assocon Bruno de Andrade, a 5ª Interconf mais uma vez promoveu o diálogo com o setor produtivo apresentando e debatendo suas potencialidades, oportunidades e necessidades.


"A Interconf é um dos principais canais de diálogo que o confinador possui via Assocon para manifestar intenções e formalizar reivindicações junto ao setor produtivo. Portanto, uma ferramenta sob a força do associativismo entre os pecuaristas, de forma que possamos juntos e numa mesma voz estabelecer e construir ações práticas em benefício da cadeia da carne", diz Andrade.


Fonte: Informações à Imprensa ASSOCON. Pela Assessoria. 25 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja