• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

MT: Produtores aguardam mais chuvas para o início do plantio de soja


Sexta-feira, 21 de setembro de 2012 - 09h12

Nesta semana as primeiras chuvas começaram em Mato Grosso e devem durar até a próxima quarta-feira (26/9), conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mas a quantidade ainda não é o suficiente para iniciar o plantio de soja. Até agora nas regiões onde choveu mais o volume acumulado é de 10 milímetros, mas na maior parte do estado não passa de três milímetros.


Até a madrugada desta quinta-feira (20/9), os municípios que tiveram as chuvas mais intensas foram Nova Maringá (42mm), Rondonópolis (19mm), Alto Taquari (13,4mm), Querência (8mm) e Sorriso (7,5mm).


O técnico agrícola da Fundação Mato Grosso, José Antônio da Costa, explica que o ideal de umidade no solo para o inicio do plantio é de 100 milímetros em média. Esse volume corresponde a 100 litros de água distribuídos em um metro quadrado. "Aqui em Sorriso, por exemplo, os produtores nem devem pensar em plantar por agora", alertou.


Em Campo Verde, a 139 quilômetros de Cuiabá, o produtor Alexandre Lopes Oliveira espera mais 20 milímetros de chuva para iniciar o plantio de 300 hectares. "Já choveu 20 milímetros, mas estou aguardando que o solo atinja a umidade ideal. Mais umas duas chuvas e solto o plantio", afirmou.


Previsão


Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), desta quinta-feira (20/9) até o fim do mês a maior parte das chuvas deve se concentrar no extremo noroeste do estado, podendo atingir até 150 milímetros. Na região sul e em uma pequena faixa do leste, já na divisa com Goiás e Tocantins, o acumulado deve ficar entre 25 e 50 milímetros. Nas demais regiões do estado a expectativa é de até 100 milímetros.


O plantio oficial da soja será lançado no próximo dia 24 no município de Sorriso.


Fonte: Suino.com. Pela Redação. 20 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja