• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ubabef: com crise no setor, produção deve cair até 10% este ano


Quinta-feira, 20 de setembro de 2012 - 08h48

O presidente da União Brasileira da Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, voltou a afirmar quarta-feira (19/9), que a produção do setor deve cair 10% até o final do ano. Segundo ele, a situação das empresas ganhou contornos graves com a elevação dos preços do milho e do farelo de soja no ano.


Além disso, a seca que causou a quebra da safra na região Sul, afetando o abastecimento de milho e farelo de soja na região de produção, agravou ainda mais a situação. "Se não houver oferta de milho maior na região sul nenhum frigorífico vai planejar expansão aqui", disse Turra. De acordo com ele, 18 empresas do setor estão enfrentando dificuldades por causa da alta dos insumos. Entre elas, cinco estão em recuperação judicial, como o frigorífico Diplomata, do Paraná.


A Ubabef continua pressionando pela liberação de uma linha de crédito para capital de giro tanto ao produtor quanto para a agroindústria, via Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Sobre o refinanciamento da dívida apenas para independentes, Turra disse que essa decisão só pode ser de quem desconhece o setor, já que 90% dos criadores de aves são integrados. "Na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional isso deve ser resolvido", afirmou.


Já a medida de desoneração da folha de pagamento, ele disse que é positiva e que a necessidade de uma nova medida provisória não muda a certeza de que o benefício virá. "Mas antes temos de garantir os empregos", disse. O presidente da entidade destacou que 5,7 mil postos de trabalho foram perdidos com a crise.


Turra também avaliou que os leilões para escoamento de milho dos estoques do governo realizados na semana passada foram em volume insuficiente, sem garantia de qualidade para o produtor.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 19 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja