• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Falta de chuvas limita plantio precoce de milho no Paraná


Quarta-feira, 19 de setembro de 2012 - 08h45

A falta de chuvas vem frustrando as expectativas dos produtores de milho do Paraná de realizarem o plantio o mais cedo possível, disse nesta terça-feira (18/9) o Departamento de Economia Rural (Deral).


Segundo estimativa desta terça-feira (18/09) do órgão vinculado ao governo do estado, cerca de 10 por cento da área prevista já foi semeada, 1 ponto percentual acima da média para este momento nas últimas três safras de verão.


"A expectativa do produtor era ter adiantado um pouco mais o trabalho de plantio este ano", disse Marcelo Garrido, economista do Deral.


"O milho que é plantado mais cedo tem rendimento melhor", acrescentou.


Segundo Garrido, os produtores buscam também antecipar o plantio para evitar que a colheita ocorra ao mesmo tempo que a da lavoura de soja.


"Quem está plantando, está arriscando", completou o economista, lembrando que até agora houve chuvas insuficientes para deixar o solo em condições de semeadura.


O Deral estima uma área plantada de 852 mil hectares nesta safra de verão, um recuo de 13 por cento ante a área plantada em 2011/12, com produtores dando preferência para a soja.


"Em termos de produtividade é cedo para falar se vai ter problema na época da colheita, com relação à qualidade ou à produtividade. Quem plantou agora, se a chuva não vier, pode ter que fazer replantio."


Fonte: Reuters Brasil. Pela Redação. 18 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja