• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

HSBC vê produção de açúcar e etanol menor que esperado por Unica


Quarta-feira, 19 de setembro de 2012 - 08h34

A produção de etanol e de açúcar do centro-sul do Brasil deve ficar abaixo dos números previstos inicialmente pela indústria, com as chuvas intensas e atípicas no começo da safra 2012/13 afetando a qualidade da cana, apontou relatório de setembro do banco HSBC.


O HSBC estima a produção de açúcar em 32,1 milhões de toneladas, versus 33,1 milhões de toneladas previstas pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), em seu único relatório até o momento, de abril.


Para o etanol, o HSBC aponta uma produção de 20,8 bilhões de litros, contra 21,5 bilhões de litros estimados pela Unica.


"Não esperamos que os níveis de ATR (teor de açúcares recuperáveis) se recuperem para os níveis que a Unica estava esperando em abril, uma vez que estas perdas são em sua maior parte irreversíveis", apontam os analistas Pedro Herrera, Diego T. Maia, Ravi Jain e Thilan Wickramasinghe em relatório ao mercado.


As previsões do HSBC foram divulgadas na semana em que a Unica anunciará a sua primeira revisão da projeção para a safra de cana e produção de etanol e açúcar no centro-sul do ciclo 2012/13. A estimativa será divulgada na quinta-feira (20/9).


"Por isso, acreditamos que as estimativas de produção de açúcar em 32,1 milhões de toneladas e de etanol em 20,8 bilhões de litros no ano fiscal 2013 são as projeções mais realistas", acrescentaram.


Apesar de ver uma produção menor que a projetada inicialmente, o HSBC avalia que o volume de etanol e de açúcar ainda será maior do que o registrado na safra passada.


Na temporada passada, o centro-sul do Brasil, que responde por cerca de 90 por cento da produção de cana do país, produziu 31,3 milhões de toneladas de açúcar e 20,5 bilhões de litros de etanol.


Os analistas ponderam também que, com um tempo mais seco nas últimas semanas, a maior parte das usinas deverá conseguir cumprir suas metas de moagem neste ano. Segundo eles, esta estimativa foi feita com base na evolução da colheita vista até o momento.


Fonte: Reuters Brasil. Pela Redação. 18 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja