• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

FAEMG divulga índice de agosto


Terça-feira, 18 de setembro de 2012 - 08h43

O mês de agosto trouxe variação positiva para o IPR/MG (Índice de Preços Recebidos pelos produtores mineiros), de acordo com o acompanhamento mensal feito pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG) a partir da cotação diária de 15 produtos em diversas regiões do estado.


O ligeiro aumento de 2,54% para o período foi especialmente alavancado pelas altas nos preços da batata (74,4%), dos suínos (35,31%) e do frango (13,5%), além do milho (23,42%) e da soja (11,32%), que vivem momento de grande valorização por conta da quebra da produção norte-americana, principalmente. Altas estas que já impactam o custo de outras cadeias produtivas, como os suínos e aves.


Por outro lado, o acumulado do ano revela uma desvalorização da cesta de produtos de -4,94% fruto de uma sequência de quedas nos preços, especialmente entre os meses de fevereiro e junho. Dentre os principais responsáveis pela variação negativa de janeiro a agosto, estão o café (-22,79%), o algodão (-13,76%) e o boi gordo (-8,23%).


Índice


Divulgado mensalmente pela FAEMG, o IPR/MG é composto de 15 produtos, os quais têm sua cotação média diária coletada em diversas regiões de Minas Gerais. De posse destes preços médios e também do peso de cada mesorregião (em função da participação percentual que esta tem no total da produção do estado), calcula-se a média ponderada de preços dos produtos para o estado como um todo.


Fonte: Canal do Produtor. Pela Redação. 17 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja