• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Vazio sanitário da soja termina sábado


Sexta-feira, 14 de setembro de 2012 - 08h48

Sábado (15/9), termina o período do chamado "vazio sanitário" da soja no estado de São Paulo. Até lá, está proibida a manutenção de plantas vivas de soja. O objetivo da medida é prevenir a disseminação do fungo Phakopsora pachyrhizi, o agente causador da ferrugem asiática. A praga causa a desfolha precoce na planta, o que impede a formação completa dos grãos.


O "vazio sanitário" começou no mês de junho em São Paulo e nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Depois do dia 15, os produtores poderão iniciar o plantio da soja.


Durante o "vazio sanitário", a responsabilidade de erradicar as plantas é do produtor. Em São Paulo, a fiscalização do cumprimento das medidas nas propriedades é feita pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, ligada à Secretaria de Agricultura do Estado.


A ferrugem asiática foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2001. A disseminação da praga ocorre pelo vento e a erradicação das plantas vivas durante o "vazio sanitário" impede que a doença seja passada às novas plantações.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 13 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja