• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Seca aumenta negociações no mercado futuro


Sexta-feira, 14 de setembro de 2012 - 08h48

A seca também afeta os mercados futuros. O mercado fica mais nervoso, aumentam à volatilidade, os preços sobem e as negociações têm ritmo maior.


A avaliação é de David Lehman, diretor de pesquisa e de novos produtos do grupo CME, de Chicago, principal e mais diversificado mercado de derivativos global.


As Bolsas do grupo têm ativos referenciados em taxa de juros, índices de ações, câmbio, energia, commodities agrícolas, metais, clima e mercado imobiliário.


Os preços altos de alguns produtos reduzem a demanda, levando os consumidores para outros produtos, principalmente nos agrícolas.


Lehman diz que a participação dos fundos de investimentos é grande nas negociações, mas "pesquisas indicam que não são eles que elevam os preços".


As negociações atuais de milho e trigo, por exemplo, têm aumento de 42% em relação às do ano passado. Já a soja tem elevação de 32%.


Lehman diz que "virão novidades pela frente na parceira da CME com a BM&FBovespa". Essas novidades são a adoção de listas cruzadas entre as Bolsas. Além da negociação do índice Ibovespa na CME, a BM&FBovespa trará os contratos de soja, petróleo e o S&P para o Brasil.


O lançamento de contratos futuros de Ibovespa, em dólares, na CME está programado para 22 de outubro. O Ibovespa é um índice composto por 69 ações negociadas na BM&FBovespa.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 13 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja