• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Recorde da safra mineira de grãos é confirmado


Segunda-feira, 10 de setembro de 2012 - 08h52

O último levantamento da safra 2011/2012, divulgado pela Conab nesta quinta-feira (6/9), confirma  o recorde da produção de grãos em Minas Gerais. O volume apurado, 12,1 milhões de toneladas, equivale a um aumento de 14,2% em relação à safra anterior. Para o Brasil, a colheita de grãos da ordem de 166 milhões de toneladas confirma o crescimento de 1,9%.  


O milho, principal grão cultivado no estado, teve uma produção de 7,8 milhões de toneladas, volume recorde, 19,5% superior ao da safra passada. Assim como nas demais regiões de grande produção, em Minas Gerais houve aumento da área semeada, maior uso de tecnologia e clima favorável ao cultivo.


Para a soja está confirmada uma produção de 3,1 milhões de toneladas, volume 5% superior ao da safra anterior.  Também essa cultura apresenta safra recorde no estado, enquanto o país terá redução de 11,9%.


De acordo com o estudo, a produção de sorgo também apresenta crescimento expressivo, com a confirmação de uma safra de 426,7 mil toneladas, volume 16% maior que o registrado no período anterior. Neste caso, a produção tem sido estimulada pelas crescentes vendas de sorgo para a indústria de ração, que utiliza o grão como complemento do milho na ração destinada aos suínos, aves e bovinos.        


Outro produto das lavouras mineiras que apresenta crescimento expressivo confirmado nesta safra é o feijão. Segundo o levantamento, a produção alcança 642,6 mil toneladas, volume 10,4% superior ao registrado na safra 2010/2011.


Tendência positiva


"Os dados confirmam a liderança de Minas Gerais na produção de grãos da região Sudeste", observa o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento. Ele enfatiza que os resultados da safra mineira são superados apenas pelos estados do Centro-Oeste.  De acordo com a previsão de Nascimento, a produção mineira deve continuar em expansão em 2013, com a possível superação do recorde atual. 


Segundo o secretário, um dos produtos que deverão ter a produção aumentada é a soja, como consequência da valorização principalmente no mercado externo.  "A produção de outros grãos, como o feijão, o milho e o sorgo, também poderá ter expansão, neste caso devido às boas cotações no mercado interno. Um indicador nesse sentido é o volume de fertilizantes entregue aos consumidores entre janeiro e julho de 2012. Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), as vendas no período alcançaram 14,4 milhões de toneladas, um volume 3,5% superior ao registrado no acumulado dos sete primeiros meses de 2011", ele explica. "Para este ano, podemos fazer uma projeção, no Brasil, de entrega superior aos 28 milhões de toneladas de fertilizantes registrados no país em todo o ano passado", finaliza.


Grãos de Minas 2011/2012


Produção estadual: 12,1 milhões/t (+14,2%)


Milho: 7,8 milhões/t (+19,5%)


Soja: 3,1 milhões/t (+5%)


Sorgo: 426,7 mil/t (+16%)


Feijão: 642,6 mil/t (+10,4%)


Grãos Brasil: 166 milhões/t (+1,9%)  


Fonte: SEAPA. Por Ivani Cunha. 6 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja