• Terça-feira, 30 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Soja não é vetor relevante de desmatamento, diz indústria


Quinta-feira, 6 de setembro de 2012 - 18h27

Monitoramento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com a indústria de soja e com o apoio de outras instituições, apontou que o cultivo da oleaginosa não é "vetor relevante" do desmatamento na floresta amazônica, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) em nota divulgada nesta quarta-feira (5/9).


Resultados do quinto ano do monitoramento do plantio de soja no bioma apontou a presença do cultivo em 18,4 mil hectares desflorestados desde 2006.


Ao passo que, no período avaliado (2006-2011), foram desflorestados 4,51 milhões de hectares em todo o bioma da Amazônia, dos quais 3,47 milhões de hectares (77%) se encontram nos três estados monitorados, Mato Grosso, Pará e Rondônia.


"De acordo com o relatório, a área de soja corresponde a 0,41% de todo o desflorestamento, ou 0,53% do total aberto nos três estados produtores de soja", disse a Abiove na nota.


A Abiove e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) firmaram um acordo após os levantamentos começarem a ser realizados de não comprar soja oriunda de áreas desflorestadas no bioma amazônico, uma forma de pressionar os produtores.


As empresas participantes da chamada Moratória da Soja são auditadas anualmente sob a supervisão de organizações da sociedade civil para comprovarem que honraram o compromisso, lembrou a Abiove em nota.


Com os preços recordes da soja no mercado internacional, crescem os temores de que produtores possam eventualmente desmatar áreas para plantar soja.


O Brasil deverá plantar uma área recorde de soja na temporada com semeadura a ser iniciada a partir deste mês.


Algumas consultorias falam em crescimento de área de 3 milhões de hectares na comparação com a safra anterior, com a soja ocupando terras onde antes era cultivado o milho (primeira safra), o algodão e pastagens.


Fonte: Reuters Brasil. Pela Redação. 5 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja