• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Regionalização do MAPA é apresentada ao Comitê Estratégico do Agronegócio


Quarta-feira, 5 de setembro de 2012 - 10h20

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, abriu a segunda reunião do Conselho Estratégico do Agronegócio (CEA). O evento, que contou com a presença dos ex-ministros da Agricultura, Alysson Paolinelli, Delfim Netto, Roberto Rodrigues e Francisco Turra, aconteceu nesta terça-feira (4/9), em São Paulo, na sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e teve como anfitrião o presidente da entidade, Cesário Ramalho da Silva.


Em seu discurso, Mendes Ribeiro mencionou o Projeto de Regionalização lançado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) em julho deste ano. O ministro deu destaque a pontos importantes da regionalização dentre os quais a política agrícola diferenciada, o Sistema Nacional  de Defesa Agropecuária e a reorganização administrativa.


O presidente da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Luiz Carlos Correa Carvalho, traçou o panorama do setor sucroenergético brasileiro. Entre outros temas foram debatidos estão a inclusão da avicultura no Programa ABC, avaliação das oportunidades em razão da seca nos Estados Unidos, abastecimento de grãos e seguro agrícola.


Também estiveram presentes no evento o secretário-executivo do Mapa, José Carlos Vaz; o representante do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Marcelo Cardoso; o superintendente do Federal de Agricultura de São Paulo, José Tadeu de Faria; e o representante da MB Agro Consultoria, José Carlos O Farrill.


Saiba mais


O ministro Mendes Ribeiro Filho lançou o Comitê Estratégico do Agronegócio, em 23 de julho. A iniciativa serve para ampliar o diálogo com as cadeias produtivas, os produtores e os empreendedores do setor rural, bem como construir uma agenda estratégica para o agronegócio.


O Comitê é composto pelo ministro e lideranças de entidades empresariais do setor produtivo rural, com o objetivo de definir prioridades a serem estabelecidas na formulação das políticas agrícolas. Além disso, contribui na fixação de diretrizes, indicadores e metas de desempenho do agronegócio e suas respectivas cadeias produtivas, e também avalia e acompanha as ações governamentais aplicadas ao desenvolvimento e sustentabilidade do agronegócio nacional.


Fonte: MAPA. Por Magali Barbiani. 4 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja