• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Aftosa: MAPA divulga balanço parcial da primeira etapa da vacinação


Quarta-feira, 5 de setembro de 2012 - 09h11

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa imunizou 94,7% dos 126.626.344 animais envolvidos nas etapas do primeiro semestre em 22 estados, mais o Distrito Federal. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 4 de setembro, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abstecimento (MAPA).


Embora o Departamento de Saúde Animal (DSA) já considere bastante positivo os resultados parciais, a expectativa é de que melhorem com as informações que faltam de Minas Gerais e Pará, e alcance o índice do mesmo período de 2011, que foi de 97,7%.


A primeira etapa da campanha teve início no mês de março, na calha do Rio Amazonas, prosseguindo nos meses de abril a junho, sendo que a maior parte dos estados vacinou no mês de maio. O Amapá também não vacinou nesse primeiro semestre, pois a vacinação passou a ser anual, no mês de novembro, devido às condições ambientais desfavoráveis para realizá-la em outros períodos.


A segunda etapa da campanha teve início em julho, no Amazonas e no Pará. Os estados de Roraima e Rondônia serão os próximos a vacinarem em outubro enquanto a maioria dos demais estados vacinará em novembro.


Atualmente, a zona livre da febre aftosa com vacinação é composta por 16 estados e o Distrito Federal. Santa Catarina é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação desde maio de 2007 e, portanto, não participa da campanha.


Fonte: MAPA. Por Mônica Bidese. 4 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja