• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Núcleo de suinocultores de Concórdia unem forças para salvar granjas


Quarta-feira, 5 de setembro de 2012 - 09h11

Risco. Essa é a palavra que define a suinocultura de hoje. E nesse cenário, as dificuldades só aumentam. Afinal quem é que vai garantir crédito para produtores que não sabem como vai ser o dia de amanhã. Pensando assim, os suinocultores de Concórdia (SC) se organizaram e consolidam o Núcleo Municipal de Criadores de Suínos. Forte e estruturado são planejadas ações para mudar a suinocultura do futuro, aquela que sobreviver até lá. 


Para o jovem suinocultor Gilvânio Busetti, a suinocultura já provou que é forte o suficiente para integrar seus representantes e mostrar ao Brasil, quem realmente movimenta a economia, os produtores de alimentos. "Temos esperança que com esse movimento em Concórdia, através do Núcleo de Criadores, possamos conquistar méritos e novas expectativas que resultem em benefícios para a atividade", destaca ele.


"A realidade da suinocultura de Santa Catarina é uma só", comenta o presidente do Núcleo Municipal de Criadores de Suínos de Concórdia, Oraldi Martelli.  Para ele o estado está longe de ser auto-suficiente em grãos e por isso para manter viva a produção, a suinocultura depende de mercado. Mercado que não está preocupado em abastecer a demanda interna, e oferece insumos em patamares elevados demais. "Sendo assim, os catarinenses dependem de apoio da CONAB, que por sua vez manda milho, mas muito abaixo do esperado. A esperança é que através de um Silo de Armazenagem do milho, a CONAB disponibilize mais insumos", afirma Martelli.


E se não bastasse os insumos, o mercado de suínos varia novamente para o lado negativo e está deixando os produtores sem expectativas e sem reação. Cenário de insegurança. Falta de um preço mínimo, falta de controle da produção, medidas essas garantidas pelo Governo Federal. "O momento é delicado, está complicado. Ainda estamos pagando para produzir. Não sabemos o que está acontecendo com o mercado da suinocultura, não dá para entender esse comportamento ocioso desta maneira", reforça Busetti.


Fonte: Suinocultura Industrial. Pela Redação. 4 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja