• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Safra de soja deve atingir novo recorde no MT


Quinta-feira, 30 de agosto de 2012 - 08h46

Como era de se esperar a safra 2012/13 de soja em Mato Grosso deverá atingir recorde em produção e área plantada. Conforme o terceiro levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) de estimativa de safra, a área plantada chegará a 7,89 milhões de hectares, um aumento de 11,6% em relação ao ano anterior, que foi de 7,07 milhões de hectares.


A região que mais irá incrementar a área plantada com a oleaginosa é a Leste, seguida pela região Norte. De acordo com o gestor do Imea, Daniel Latorraca, a produção da soja acabou expandindo para áreas de pastagem de uma forma um tanto quanto natural. Tanto que as regiões Leste e Norte aumentaram as áreas plantadas em 247 mil hectares e 237 mil hectares respectivamente, que somadas representam 59% do incremento que ocorrerá na próxima safra.


A produtividade, no entanto, manteve-se na média de 51 sacas/hectare. Latorraca explica que nos últimos anos produtores de outras regiões do estado têm adquirido e arrendado áreas que antes eram de pastagens, na região Leste, em função dos bons preços e também pelas características produtivas para investir na produção de soja e milho. "Entre outros fatores este, sem dúvida alguma, tem contribuído para este recorde em produção que Mato Grosso deve chegar nesta safra". Os municípios mais procurados na região Leste para a plantação de soja em áreas que antes eram de pastagens são Querência, Gaúcha do Norte e São Félix do Araguaia.


Segundo dados do gestor do Imea, a região Médio-Norte continua sendo a que mais produz grãos, cerca de 40% da produção do estado. E o município de Sorriso continua como o maior produtor, com 676 mil hectares de área plantada nesta safra. Em relação à produção da safra 2012/13, o Imea - MT estima que sejam colhidos 24,1 milhões de toneladas de soja, dois milhões de toneladas a mais do que na safra anterior, que foi de 21,3 milhões de toneladas.


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 11º levantamento da atual safra 2011/12 para o país e consolidou Mato Grosso na liderança da produção de grãos no Brasil. Segundo a Companhia, a produção total passou de 38,08 milhões de toneladas para 40,22 milhões de toneladas, correspondendo a 25% da produção total do Brasil.


O país terá recorde na safra de grãos 2011/2012 com 165,9 milhões de toneladas, apesar da quebra no Sul do Brasil. O ministro da Agricultura e Pecuária, Mendes Ribeiro, creditou os resultados "surpreendentes" principalmente ao desempenho do milho segunda safra. Segundo ele, a safrinha virou safrão, o que fez o país alcançar um número extremamente significativo, permitindo que sejam feitas previsões bem otimistas e a revisão do planejamento para a próxima safra.


Na avaliação de Mendes Ribeiro, o produtor rural é o principal responsável pelo bom desempenho no campo, mas ele também deu crédito aos órgãos governamentais responsáveis por pesquisas.


O ministro lembrou o período de forte seca nas regiões Sul e Nordeste do Brasil, além de crises de vários setores. Ele acredita em um resultado ainda melhor para a safra 2012/2013, confirmando o que prevê o Imea.


Fonte: Gazeta Digital. Por Wisley Tomaz. 29 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja