• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Greve está suspensa até o dia 10 de setembro em Mato Grosso


Quinta-feira, 30 de agosto de 2012 - 08h37

No final da tarde de desta terça-feira (28/8), o Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Agrícola Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT) e o Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnicas, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso, informaram por meio de nota, que estão suspendendo a paralisação e retomam ainda nesta quarta-feira (29/8) as atividades. A paralisação poderá ser retomada após o dia 10 de setembro, caso a pauta de reivindicações não seja atendida pelo governo do estado. Os servidores querem condições de trabalho. 


Conforme os dois sindicatos, a interrupção foi acordada após Assembléia realizada nesta terça-feira (28/8), em frente ao prédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRAF), que levou em consideração os pleitos das entidades produtoras do estado. "Informamos aos senhores sindicalizados e sociedade que, em consideração aos nossos parceiros FAMATO, ACRIMAT, ACRISMAT, CIPEM, SINDIFRIGO, APROSOJA, que estamos suspendendo a paralisação". 


De acordo com os sindicatos, o apoio e o compromisso das entidades em abraçar as reivindicações das categorias, agendando uma audiência com o governador com a máxima urgência para encaminhar as reivindicações de caráter urgentíssimo, bem como as solicitações de médio e longo prazo, foram decisivas para a suspensão da greve, movimento que havia sido iniciado na última segunda-feira (27/8). A pauta será elaborada pelo SINTAP-MT E SINTERP-MT e repassadas às entidades para serem entregues em mãos ao governador Silval Barbosa. 


"As entidades sensibilizadas com a crítica realidade de sucateamento da SEDRAF e suas vinculadas, asseguraram total apoio e garantiram que irão exigir as medidas emergenciais ao estado para que os órgãos retomem imediatamente as condições de trabalho. Desta forma, os servidores em Assembléia estipularam um prazo para resposta por parte do governo estadual, definido para o dia 10 de setembro deste ano, para posteriores decisões. Caso não haja retorno favorável, as categorias reunirão para definir estratégias de ações no sentido de fazer valer suas reivindicações." 


A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO) manifesta-se solidária às reivindicações dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) e está intermediando junto ao Governo Estadual para que atenda às pautas da categoria. 


Os profissionais pedem melhorias na infraestrutura dos locais de trabalho - em especial nas unidades regionais -, a reabertura dos postos de fiscalização, a disponibilidade e manutenção de um sistema informatizado para emissão de guias, manutenção de veículos, disponibilidade de material básico para as fiscalizações, entre outros pontos. 


"Entendemos que o trabalho dos servidores do INDEA/MT é de grande importância para o estado e a ausência deste trabalho ou o desempenho de suas funções de forma precária, podem comprometer a vigilância sanitária em Mato Grosso, assim como a emissão da Guia de Transporte de Animais (GTA), documento que normatiza o embarque e desembarque de bovinos. Os servidores estão cobrando melhores condições de trabalho e o governo do estado precisa tratar isso como prioridade", enfatiza a entidade.


Fonte: Diário de Cuiabá. Por Mariana Peres. 29 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja