• Terça-feira, 23 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O fortalecimento da ovinocultura foi tema de palestra no MAPA


Terça-feira, 28 de agosto de 2012 - 15h13

Produtores rurais e técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acompanharam na manhã desta segunda-feira, dia 27 de agosto, a palestra "Fortalecimento da Ovinocultura através do Cooperativismo". Foi na Casa da Tecnologia do Mapa, na Expointer/RS, numa iniciativa do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop).


A zootecnista do Sindicato Rural de Campo Mourão, no Paraná, Jaciani Beal Klank, apresentou ao público as ações voltadas ao cooperativismo e realizadas no estado para o melhoramento genético, o aumento da remuneração ao produtor e a elevação do rebanho. Para Jaciani, o fortalecimento do segmento através do cooperativismo é uma alternativa à falta de organização da cadeia produtiva, a informalidade, a dificuldade de acesso a financiamentos e a baixa rentabilidade dos produtores.


"Precisamos que todos se unam para solucionar alguns problemas, entre os quais a sazonalidade da produção de cordeiro", destacou. Segundo a zootecnista, a cadeia estrutura por meio das cooperativas proporciona vantagens não apenas econômica, aos produtores, mas social, uma vez que as atividades são fontes de renda e subsistência para muitas famílias. O desafio é a implementação de ações voltadas ao incentivo e fomento da ovino e caprinocultura. "Entre as vantagem do fortalecimento da cadeia, a regularidade da oferta de cordeiro, por exemplo, além de maior competitividade do produtor no mercado", salientou.


Fonte: MAPA. Por Mônica Bidese. 27 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja