• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

UE pede que Rússia volte a importar carnes após entrada na OMC


Sexta-feira, 24 de agosto de 2012 - 08h53

A Comissão Europeia alertou a Rússia nesta quinta-feira (23/8) para que acabe com a restrição de importações de bovinos e suínos vivos provenientes de certos países da União Europeia (UE), caso contrário levará o questionamento à Organização Mundial do Comércio (OMC).


Segundo o porta-voz da comissão de agricultura da UE, Roger Waite, espera-se que a notificação formal à Rússia na quarta-feira (29/8) levará os russos a "respeitarem os princípios básicos" de um acordo da OMC sobre a forma como os governos podem aplicar medidas de segurança alimentar e saúde animal, conhecidas como sanitárias e fitossanitárias.


O porta-voz acrescentou que, para cumprir as normas da OMC, depois de um processo de 18 anos para aderir à organização, a Rússia precisa "remover restrições injustificadas". Inicialmente, a proibição foi imposta por preocupações com o vírus Schmallenberg.


A Comissão avalia que as preocupações com o vírus se referem à Holanda, Alemanha e, em muito menor intensidade, à França. O bloqueio russo sobre suínos para abate e engorda se volta a países da antiga União Soviética, como Estônia, Letônia e Lituânia.


Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 23 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja