• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

APA realiza ato público em Campinas


Sexta-feira, 24 de agosto de 2012 - 08h50

A Associação Paulista de Avicultores (APA) realizou ontem (23/08), em Campinas (SP), um ato público para chamar a atenção da população para a grave situação que vive o setor avícola no estado. O objetivo da manifestação foi sensibilizar a opinião pública e, sobretudo as autoridades estaduais, para a crise que assola o setor. Na ocasião, foram distribuídos 20 mil pintinhos. "Estamos promovendo este ato em defesa da avicultura paulista. Estamos passando por um momento muito difícil por conta do aumento dos preços do milho e da soja, insumos utilizados para a alimentação das aves", afirma José Roberto Bottura, diretor Técnico-científico da APA.


O aumento dos preços das commodities agrícolas, verificada desde o final de 2010, agravou-se neste ano e elevou o custo de produção dos avicultores. Com a quebra da safra norte-americana, no entanto, a situação ficou insustentável.  Por causa da seca nos Estados Unidos, a pior dos últimos 50 anos, os preços e soja e milho dispararam. A situação é alarmante. Hoje, em praticamente todas as regiões produtoras do estado, o preço pago pela ave é inferior ao gasto para produzi-la. O avicultor não só perdeu sua rentabilidade como em alguns casos está pagando para produzir.


Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a média do preço do farelo de soja mais que dobrou neste ano em algumas regiões. Em Campinas (SP), a alta foi de expressivos 110% no período, a R$1.300,70/t no dia 31 de julho. O forte aumento nos preços do milho também pegou o setor avícola de surpresa. Somente em julho, o preço do cereal subiu 39,2% em Campinas (SP), negociado a R$32,77/saca de 60 kg no dia 31.


Nesse cenário, o poder de compra do avicultor independente teve intensas reduções ao longo de 2012, frente ao farelo de soja, caiu para mais da metade. No final de dezembro de 2011, com a venda de um quilo do animal, o avicultor paulista conseguia comprar 3,16kg de farelos de soja, 57% menos que no encerramento de julho, quando só podia comprar 1,37kg do derivado.  Em relação ao milho, com a recente valorização do grão, a relação de troca também recuou. No final de julho, o produtor da região da Grande SP conseguia comprar 3,25 quilos de milho com a venda de um quilo de frango vivo, 19% a menos que os 3,99kg do encerramento de dezembro.


Fonte: Avicultura Industrial. Pela redação. 23 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja