• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Paraná deve adiantar cultivo de soja


Sexta-feira, 24 de agosto de 2012 - 08h48

Com as perspectivas de clima favorável, os produtores do Paraná vão antecipar ao máximo o plantio de soja na safra 2012/13 para aproveitar, em seguida, a temporada de milho de inverno. De acordo com a Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), 40% dos 3 milhões de hectares de terras agricultáveis nas regiões oeste, norte e noroeste do estado começarão a semeadura já em 21 de setembro, quando as regras do zoneamento agroclimático autorizam o início dos trabalhos.


A pressa se deve aos elevados preços da soja no mercado internacional e à estimativa de bons ganhos também com a segunda safra de milho (a chamada "safrinha"). "Quanto antes os produtores colherem a soja, antes plantarão o milho de inverno, evitando que o cereal seja exposto a possíveis geadas", explica Flávio Turra, gerente técnico e econômico da OCEPAR. Além disso, o agricultor que optar pelo plantio antecipado, teoricamente, evitará a incidência da ferrugem da soja. "Quanto mais lavouras próximas, maior o risco de pragas. Em outubro e novembro, as plantações ficam muito concentradas", diz.


Entretanto, pondera Turra, cerca de 1 milhão de hectares no Paraná devem ser cultivados com soja apenas no início de outubro, pois são regiões que geralmente não cultivam a safrinha do milho.


Em 2011/12, os produtores que anteciparam o plantio foram os que sofreram as maiores perdas de produção, que totalizaram 4 milhões de toneladas. Mas o medo de uma nova estiagem acabar com as plantações de soja, como ocorreu na safra passada, não está na mente dos produtores associados às cooperativas vinculadas à OCEPAR, afirma Flávio Turra.


"É verdade que no ano passado foram menos afetadas as plantações com início em outubro e novembro, porque não passaram pelo período de seca, mas isso é uma exceção. Normalmente, a rentabilidade de quem planta antes é maior", afirma Turra. Para este ano, os meteorologistas confiam na ocorrência do fenômeno climático El Niño, que traz chuvas bem distribuídas.


A OCEPAR ainda não fez suas projeções para o plantio de soja e milho na temporada 2012/13, mas o gerente técnico afirma que é certo que o milho de verão e o trigo perderão espaço para a soja. "A remuneração da soja está melhor para o produtor. Aqui no Paraná, está claro que a safrinha deixou de ser pequena e passou a ser uma cultura importante, mas intercalada com a soja", diz.


Fonte: Suinocultura Industrial. Por Fernanda Pressinott. 23 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja