• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

FEACOOP cresce 20% no faturamento e tem recorde de público em 2012


Quinta-feira, 23 de agosto de 2012 - 11h30

A FEACOOP (Feira de Agronegócios Coopercitrus Sicoob Credicitrus), que chega a sua décima terceira edição, pela primeira vez foi organizada pela Coopercitrus em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob Credicitrus, ambas de Bebedouro, SP, um fator que foi determinante para criar mais facilidades para o público cooperado. Por um lado o produtor cooperado estava amparado pela maior cooperativa do estado de São Paulo na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas, o que garantiu preços diferenciados durante o evento e, por outro lado, teve o respaldo financeiro da maior cooperativa de crédito do Brasil que ofereceu bons financiamentos, agilidade nas transações e seguro para os bens adquiridos pelos produtores rurais.   


A soma desses fatores só poderia resultar em uma situação de sucesso: o crescimento em 20% nas vendas da Feira em relação à edição anterior e um público visitante de 12 mil pessoas, um acréscimo de 50%. Essas boas notícias contemplam ainda mais o Ano Internacional das Cooperativas, assunto explorado na campanha da FEACOOP que desenvolveu o tema "Quem coopera negocia melhor" e levou grandes dirigentes do sistema cooperativo na abertura da Feira, como o diretor da Aliança Cooperativista e assessor da presidência da OCESP, Américo Utumi e o presidente do sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, além da presença da secretária de agricultura e abastecimento de SP, Mônika Bergamaschi, que discursaram junto aos dirigentes das duas cooperativas.   


O diretor presidente da Coopercitrus e da Sicoob Credicitrus, Raul Huss de Almeida, conta sobre a ideia de unir as duas cooperativas na organização da FEACOOP. "As duas cooperativas têm uma história juntas, mas eu sempre tive uma fixação depois que elas evoluíram tanto e estão tão independentes, de aproveitar todos os fatores desse trabalho conjunto. Qual o foco disto? A complementaridade que uma tem na outra. Uma está na área financeira e a outra na área de produção, se a Sicoob Credicitrus financia a produção e a Coopercitrus fornece insumos, nada melhor que unir os benefícios para a feira. A frequência de público foi excelente e se tem público tem resultados e o resultado vai se reverter a favor do próprio cooperado. Quando você vê o cooperativismo dando certo e que o foco final é o cooperado, só tem a continuar com a parceria".  


Outro êxito na Feira foi o Shopping Rural. Construído em uma área de 4 mil m², com mais de 77 expositores em seu interior, os visitantes podiam encontrar não só produtos para o dia-a-dia no campo, mas também utilidades para o lar e lazer. Tudo à mão, disponível em gôndolas para o autoatendimento dos visitantes e cooperados. Uma grande inovação deste modelo de comércio, é que as vendas não são mais direcionadas apenas aos produtores associados, os benefícios agora se estendem para toda a população onde estão inseridos os Shoppings Rurais. E este modelo foi um verdadeiro sucesso na Feira, surpreendendo os organizadores do evento e os visitantes que se deparavam com uma grande loja na entrada da portaria 2. "É diferente ver esse Shopping Rural, porque toda feira normalmente só tem máquinas e implementos expostos, aqui é como se eu estivesse no Mercadão em São Paulo, porque tem produtos expostos que eu nunca imaginaria ver em uma feira. Andando eu vi produtos para montar uma horta em casa e me interessei muito por isso, foi uma boa sacada. Me aposentei recentemente do banco onde eu era gerente e tenho propriedade agrícola também, vendo alguns itens aqui fui criando na cabeça o que fazer e eu tenho planos de fazer uma horta na minha casa porque acredito em produzir alimentos naturais para consumir em casa", conta Claudecir Virgínio dos Santos que veio da cidade de Fernandópolis, SP, para visitar a FEACOOP pela primeira vez.  


A Feacoop 2012 foi um verdadeiro divisor de águas na história de todas as feiras realizadas até agora. Inovação foi a palavra de ordem e várias novidades foram colocadas a disposição dos cooperados. Não faltaram boas condições de negócios oferecidas pelas 160 empresas expositoras na área externa do evento.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja