• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Greve dos fiscais agropecuários aumenta crise no setor de carnes


Quinta-feira, 9 de agosto de 2012 - 10h07

A greve dos fiscais agropecuários, iniciada na terça-feira (dia 7 de agosto) em todo o país, pode trazer prejuízos para o setor de carnes, segundo o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra. Ele diz que a paralisação é mais um entrave que se soma à greve dos auditores da Receita Federal e dos funcionários da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) nos portos. O setor, que viu seus custos de produção crescerem significativamente por causa dos preços elevados do milho, pode exportar 40 mil toneladas a menos de carne de frango em agosto. No mesmo mês do ano passado, os embarques totalizaram 354 mil toneladas. "Se em uma situação normal, essas notícias são ruins para o setor, nesse cenário de anormalidade, é péssimo", disse Turra.


Os fiscais federais agropecuários são responsáveis pela certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF) nos produtos. Todos os itens só podem ser comercializados tanto no mercado interno quanto no externo com o selo "SIF". Representante de uma grande indústria do setor de proteínas disse à Agência Estado que, se em 48 horas não houver uma solução para a greve dos fiscais, pode haver paralisação de sua produção. "Nas nossas unidades temos capacidade de estocagem de três dias. Por mais que haja o efetivo mínimo, o efeito é cascata", afirmou.


O representante da companhia fez um cálculo de que de 100 produtos que conseguem o SIF, 3 conseguem sair dos portos, isso se a greve dos auditores da Receita Federal e da Anvisa não atrapalharem os embarques. "Sem o total dos funcionários da Receita e da Anvisa já estava complicado. Perdemos vários navios para embarcar nossos produtos nesse processo", declarou. "A consequência disso tudo é a falta de abastecimento de carnes no mercado interno e nas exportações. Tem que haver uma negociação entre os grevistas logo", cobrou.


Nesta terça-feira (7/8), o secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques Pereira, disse que o Ministério da Agricultura montou um grupo de monitoramento da greve dos fiscais federais e que se houver descumprimento dos serviços essenciais, como a fiscalização das carnes, o governo irá recorrer à Justiça. "Estou confiante no compromisso do governo para garantir o bom andamento dos trabalhos do setor, por meio de diálogos entre as partes. Essa greve dos fiscais é preocupante, está atrapalhando toda a cadeia em um momento difícil para o setor", disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, à Agência Estado.


Fonte: Avicultura Brasileira. Pela Redação. 8 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja