• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Liberação de exportação de aves para o Chile anima produtores


Quinta-feira, 9 de agosto de 2012 - 10h05

A possibilidade de exportar aves para o Chile, com o reconhecimento de Mato Grosso do Sul como estado livre da doença de Newcastle, animou os produtores. Conforme a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), a doença era o principal entrave para negociações.


A perspectiva de início da relação comercial deve refletir em receita e pode ampliar a participação de outros produtos sul-mato-grossenses. "O Chile é um país populoso, com alto poder aquisitivo e é mais um mercado para negociarmos. Tivemos queda de exportação na avicultura de 13,7% no primeiro semestre que agora certamente irá se inverter", analisa Adriana Mascarenhas, economista e assessora técnica da Famasul.


Para a instituição, a relação comercial pode beneficiar outros produtos. "Com a inspeção frequente para compra das aves, outros produtos vão estar na vitrine e vamos mostrar nossa qualidade na suinocultura e bovinocultura de corte", salienta.


De acordo com último boletim da Famasul, a avicultura fechou o primeiro semestre com queda de 13,7%. Foram embarcados, de janeiro a junho, 52,9 mil toneladas. No mesmo período do ano passado, o volume chegou a 61,2 mil toneladas.


Em relação ao valor negociado, o frango rendeu, no período, 119,7 milhões de dólares, um valor quase 23% menor que os 154,5 milhões de dólares no acumulado do primeiro semestre de 2011.


Fonte: Campo Grande News. Por Aline dos Santos. 8 de agosto.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja