• Sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Governo vai anunciar programa de investimentos em logística

Presidente do BNDES diz que produção de grãos pode alcançar 185 milhões de toneladas em 2020


Na palestra de abertura do seminário "Brasil Alimentos e Energias, Seguranças Globais", realizado pela Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), na segunda-feira (6/8) em São Paulo (SP), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, informou que nas próximas semanas o governo federal vai anunciar um arrojado programa de investimentos em logística, "que é de grande importância para o agronegócio brasileiro", afirmou.

Em sua apresentação, Coutinho apresentou um panorama sobre produção e consumo de alimentos na próxima década. "A produção de grãos pode facilmente alcançar 185 milhões em 2020 e a produção de carne vai cresce 49% na próxima década, sustentados tanto pelo aumento de exportação como do mercado interno", avalia.

O agronegócio representa 22% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. E, para Coutinho, é o grande esteio do crescimento brasileiro. "A agricultura é um garantidor de inflação, à medida que assegura oferta suficiente para o mercado doméstico e também tem permitido e capturado oportunidade de agregar valor e desenvolver cadeiras produtivas".

Para o presidente do BNDES, a agricultura brasileira tem dado um show em produtividade. "Nos últimos cinco anos, a área permaneceu estável e a produção e cresceu, entre 4,5% e 5% ao ano. O nosso desafio é manter este desempenho. O crescimento adicional da oferta deve se dar em aumento de produtividade para que nos próximos 20 anos o Brasil possa aumentar seu market-share global", diz.

Outros desafios são melhorar a exploração da aquicultura, a produtividade do setor lácteo e investir no etanol de terceira geração.

Fonte: Sociedade Rural Brasileira. Pela Redação. 6 de agosto de 2012.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja