• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Governo vai anunciar programa de investimentos em logística


Terça-feira, 7 de agosto de 2012 - 08h58

Na palestra de abertura do seminário "Brasil Alimentos e Energias, Seguranças Globais", realizado pela Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), na segunda-feira (6/8) em São Paulo (SP), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, informou que nas próximas semanas o governo federal vai anunciar um arrojado programa de investimentos em logística, "que é de grande importância para o agronegócio brasileiro", afirmou.


Em sua apresentação, Coutinho apresentou um panorama sobre produção e consumo de alimentos na próxima década. "A produção de grãos pode facilmente alcançar 185 milhões em 2020 e a produção de carne vai cresce 49% na próxima década, sustentados tanto pelo aumento de exportação como do mercado interno", avalia.


O agronegócio representa 22% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. E, para Coutinho, é o grande esteio do crescimento brasileiro. "A agricultura é um garantidor de inflação, à medida que assegura oferta suficiente para o mercado doméstico e também tem permitido e capturado oportunidade de agregar valor e desenvolver cadeiras produtivas".


Para o presidente do BNDES, a agricultura brasileira tem dado um show em produtividade. "Nos últimos cinco anos, a área permaneceu estável e a produção e cresceu, entre 4,5% e 5% ao ano. O nosso desafio é manter este desempenho. O crescimento adicional da oferta deve se dar em aumento de produtividade para que nos próximos 20 anos o Brasil possa aumentar seu market-share global", diz.


Outros desafios são melhorar a exploração da aquicultura, a produtividade do setor lácteo e investir no etanol de terceira geração.


Fonte: Sociedade Rural Brasileira. Pela Redação. 6 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja