• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Redução do ICMS fortalece setor primário


Quinta-feira, 2 de agosto de 2012 - 09h06

Atendendo um pleito da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), o governador do estado, Omar Aziz, assinou um decreto para redução dos tributos relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), da carga tributária de 5% incidente sobre as operações realizadas por frigoríficos e abatedouros de animais, para 1%.


Visando a necessidade de haver uma equalização da carga tributária no Amazonas, no qual era cobrado 5%, enquanto no Para é 1,8%, e em outros estados o imposto chega a ser isento. O presidente da FAEA, Muni Lourenço, avalia, "A iniciativa fortalece a interiorização da economia do estado, viabilizando condições para o desenvolvimento da pecuária no Amazonas, em bases sustentáveis. Ao mesmo tempo proporciona segurança alimentar para a população consumidora, combatendo também o abate ilegal", afirmou.


O Governador Omar Aziz, na última semana uma mensagem que foi encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM) que cria a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), fazendo com que os serviços de defesa agropecuária sejam ainda mais fortalecidos, a partir da existência de uma autarquia específica voltada para essa finalidade.


O Amazonas tem um rebanho com 1,5 milhão de cabeças de gado. O município de Boca do Acre é considerado detentor do maior rebanho, com 362 mil cabeças, seguidos de Apuí e Parintins. Além disso, o estado conta com 5 bacias leiteiras, com produção de 9 milhões de litros de leite. A criação da Adaf vai ajudar a tornar o Amazonas área livre de febre aftosa.


Fonte: Canal do produtor. Pela Redação. 01 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja