• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Barclays pode assumir controle da francesa Doux


Quinta-feira, 26 de julho de 2012 - 16h35

O grupo francês Doux, maior produtor europeu de frangos e dono da Frangosul no Brasil, retomou as negociações com o Barclays e deve aceitar a proposta do banco para assumir o controle majoritário da companhia, informou ontem a Confederação Geral do Trabalho (CGT) da França, segundo a agência France Press (AFP).


Sob intervenção judicial desde junho e em busca de um comprador, a Doux recebeu 14 propostas de compra no último dia 5. As ofertas decepcionaram o administrador judicial do caso, Régis Valliot, a própria Doux, sindicatos e o governo da França. Em entrevista ao Valor, na semana passada, Valliot informou que pediu aos candidatos à compra da Doux que melhorassem suas propostas, que foram consideradas "insatisfatórias".


Pouco antes de uma reunião decisiva, Raymond Gouiffes, representante sindical da CGT, disse que o Barclays, credor de 140 milhões, deve assumir 80% do grupo, enquanto que o atual controlador, o empresário Charles Doux, ficará com 20%. Atualmente, o banco BNP Paribas tem 20% da companhia, sendo que o restante pertence à Doux.


Se aceitar a proposta do Barclays, Charles Doux voltará atrás na decisão de não se desfazer do controle da empresa. O banco já havia feito uma proposta de milhões de euros pelo controle do grupo francês, recusada pelo empresário. "Seria uma volta ao ponto de partida", disse Gouiffes.


Quinto maior exportador mundial de carne de frango, a Doux sofreu com alta dos grãos, a forte competição e a deterioração do cenário econômico mundial, que acabaram espremendo as margens da empresa e tornaram sua dívida insustentável. Hoje, a Doux tem uma dívida bancária estimada em 430 milhões, quase a metade no Brasil. Fundada em 1955, a companhia registrou um faturamento de 1,406 bilhão em 2011.


No Brasil, as unidades da Doux foram arrendadas, por dez anos, para a JBS no início de maio. As dívidas da filial brasileira totalizam R$1 bilhão, incluindo débitos fiscais, trabalhistas e com fornecedores. A dívida com os bancos no país ultrapassa R$500 milhões.


 Fonte: Valor Econômico. Por Luiz Henrique Mendes. 26 de julho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja