• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Alta dos grãos complica a produção de carnes


Quinta-feira, 26 de julho de 2012 - 09h11

A alta nos preços do milho e do farelo de soja está reduzindo as margens de ganho de produtores de aves, de suínos e de bovinos confinados. Alguns já estão no vermelho.


A situação é mais grave na suinocultura - os preços do animal vivo e da carne testam patamares mínimos.


Em Chapecó (SC), a relação de troca entre os preços dos insumos e do suíno é a pior da série histórica do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).


Neste ano, o poder de compra do suinocultor caiu 61% em relação ao farelo de soja e 34% diante do milho. Em São Paulo, as quedas chegam a 64% para o farelo e a 34% para o milho.


Os números são reflexo das altas de 69% da soja e de 15% do milho no mercado interno em 2012, além da queda de 28% no preço do animal vivo, segundo pesquisa da Folha.


Esta não é a primeira vez que os produtores enfrentam explosão nos preços das matérias-primas. O que torna a situação mais preocupante neste ano é a fraqueza da demanda, que impede o repasse do aumento de custos.


Milho e farelo de soja respondem por 85% do custo da ração. "Essa situação já levou muitos produtores independentes a desistir da atividade", afirma Camila Ortelan, pesquisadora do Cepea.


Na criação de aves, o poder de compra do produtor do oeste do Paraná também é o menor já registrado pelo Cepea. Em 2012, caiu 59% para a soja e 20% para o milho.


A alta dos grãos também pode reduzir os confinamentos. Segundo a Scot Consultoria, o pecuarista paga hoje 105% mais pelo farelo de soja do que há um ano.


Neste mês, são necessárias 14 arrobas de boi gordo para comprar 1 tonelada de farelo de soja, calcula a Scot. Em julho de 2011, 6 arrobas compravam 1 tonelada de farelo.


"Já ouvimos pecuaristas desistindo do confinamento ou decidindo reduzir o número de bois confinados neste ano por causa da alta no preço dos insumos", diz Alex Lopes da Silva, analista da Scot.


Contribuem para a decisão a perspectiva de preços baixos para o boi gordo e o atraso no período de chuvas, que deu sobrevida às pastagens.


Sem esperanças As lavouras nos Estados Unidos continuam piorando. Apenas 26% das plantações de milho estão em bom ou excelente estado, segundo o Departamento de Agricultura do país.


Na semana passada, 31% das plantações de milho estavam boas. No caso da soja, agora 31% das lavouras norte-americanas estão em boas condições, ante 34% há sete dias.


Reação Após queda de 40% em junho, as exportações de petróleo crescem 23% neste mês (ante o mês passado), pela média diária. Em comparação com o mesmo período do ano passado, os embarques ainda caem 14%.


Fonte: Suino.com. Pela Redação. 25 de julho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja