• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Russos iniciam visitas a frigoríficos brasileiros


Terça-feira, 24 de julho de 2012 - 09h26

A missão russa que vai visitar frigoríficos de suínos, aves e bovinos no país inicia as inspeções hoje (24/7) pelo Rio Grande do Sul. Nesta segunda (23/7), os técnicos ficaram reunidos com autoridades e especialistas brasileiros em Brasília.


Segundo o superintendente do Ministério da Agricultura do Rio Grande do Sul, Francisco Signor, ainda que já exista uma lista de empresas que serão visitadas, o roteiro pode ser alterado a qualquer momento. "É possível mais uma alteração, lá em Brasília. Eles estão modificando o roteiro o tempo todo", disse Signor.


A comitiva russa, que ficará no Brasil por duas semanas, tem nove técnicos que se dividirão em grupos de três, para fiscalizar as unidades de suínos, aves e bovinos simultaneamente.


No estado do Rio Grande do Sul, por enquanto, o roteiro prevê começar pelo município de Lajeado (RS), onde a BRF Brasil Foods tem uma unidade de suínos e outra de aves. Na programação das inspeções nos três estados do Sul está incluída a visita a três unidades gaúchas de suínos (além da BRF, a Alibem, em Santa Rosa e em Santo Ângelo), duas em Santa Catarina (Frigorífico Riosulense, em Rio do Sul, e Seara/Marfrig, em Itapiranga), e uma no Paraná (Kaefer, em Laranjeiras do Sul). De aves, devem ser duas unidades gaúchas (BRF, em Lajeado, e Frinal, em Garibaldi) e três no Paraná (Kaefer, em Cascavel, Cooperativa Agroindustrial, em Palotina, e Cooperativa Lar, em Matelândia). De bovinos, apenas um frigorífico consta do plano no Rio Grande do Sul (Frigorífico Silva, em Santa Maria).


Signor acompanhará as visitas às unidades de suínos, apenas para dar apoio logístico à missão. "A previsão de um parecer final para a retomada das exportações ainda não existe", ressalta o superintendente. Após a visita aos estados do Sul, a missão prevê a ida a unidades de carnes em Mato Grosso, Goiás e até algumas no Pará (bovinos).


A expectativa é de que os grupos que acompanharão as inspeções sejam pequenos: além dos três russos, técnicos do serviço de inspeção de produtos de origem animal e um representante da empresa visitada. A Agência Estado também apurou que nenhum dos representantes das principais associações de classe de suínos e aves (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína - Abipecs, e União Brasileira de Avicultura - Ubabef) vai acompanhar as visitas.


Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 23 de julho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja