• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Com safra de milho expressiva no Brasil, colapso portuário dificulta escoamento


Sexta-feira, 20 de julho de 2012 - 09h04

Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná têm perspectivas de safra recorde do milho safrinha. De acordo com a Conab, o grão deve aumentar em 21% sua produção, totalizando 69,4 milhões de toneladas. Somente em Mato Grosso do Sul são 5,5 milhões de toneladas, um aumento de 66,7% em relação à safra passada. Embora os resultados sejam expressivos, os estados enfrentam dificuldades no escoamento da produção. Com infraestrutura de transporte portuário, ferroviário e hidroviário deficitários, produtores rurais podem amargar altos custos.


Para tratar dos desafios de investimento e estruturação do escoamento, o consultor de logística e infraestrutura da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antônio Fayet, estará em Campo Grande (MS), sexta-feira, dia 20 de julho, durante o Seminário de Logística, Intraestrutura e Agronegócio, promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar/MS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).


Fayet irá focar as oportunidades e desafios para o agronegócio brasileiro. Para o consultor, o principal entrave no país está no colapso portuário. "Falta capacidade operacional, recursos e a obstrução política para expansão privada impactam diretamente no desenvolvimento do país, pois a crise nos portos rebaixa preços para quem exporta e aumenta para quem importa", explica. Uma das alternativas é revogação do decreto 6.620/2008 e a aprovação do projeto de Lei n° 118/11, corrigindo a Lei dos Portos 8630/93, ampliando, assim, a participação da iniciativa privada em investimento no setor.


O Seminário Logística, Infraestrutura e Agronegócio irá tratar ainda do Plano Estadual de Logística para MS, com o governador do Estado, André Puccinelli, além de temas como os terminais de uso da multimodalidade para escoamento do etanol e outros combustíveis líquidos, o transporte fluvial e a situação atual da hidrovia Tietê-Paraná. O evento será realizado na sede da Famasul, no dia 20 de julho, das 7h às 18h, no Auditório da Casa Rural, à rua Marcino dos Santos, 401. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Senar/MS - www.senarms.org.br, ou no local do evento.


Fonte: Canal do produtor. Pela Redação. 19 de julho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja