• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Boi: Japão deve amenizar restrições sobre carnes dos EUA


Quarta-feira, 18 de julho de 2012 - 08h55

O governo japonês deve relaxar até novembro restrições sobre a importação de carne bovina dos Estados Unidos, um importante passo ligado à participação do Japão na Parceria Trans-Pacífico, de acordo com o jornal The Nikkei. O Japão proibiu as importações de carne bovina dos Estados Unidos em dezembro de 2003, após um caso de doença da vaca louca no país.


Embora as importações tenham sido retomadas em dezembro de 2005, o Japão permite apenas a entrada de carnes de animais com 20 meses de idade ou menos. Na próxima terça-feira (24/7), um painel de especialistas da Comissão de Segurança Alimentar deve elaborar uma proposta para aumentar o limite de idade para 30 meses ou menos, que é o padrão internacional. O ministério da saúde pediu recomendações sobre o assunto em dezembro.


A comissão vai apresentar a proposta ao ministério depois de solicitar comentários públicos. Com base nas recomendações, o ministério deve revisar suas regras sobre a carne bovina dos Estados Unidos pela primeira vez em sete anos.


Os Estados Unidos vêm pressionando o Japão para remover ou reduzir as restrições sobre importações. Os americanos e os australianos praticamente dividiam entre si o mercado japonês antes dos temores ligados à vaca louca. Mas, no ano fiscal 2010, a Austrália controlava 69% e os Estados Unidos, 19%.


Uma autoridade do governo japonês afirmou que o plano de amenizar a regulação se baseia em aspectos científicos, mas alguns acreditam que há mais fatores políticos, pois os Estados Unidos vêm negociado com o Japão uma abertura maior para carnes, automóveis e seguros, como parte dos debates da Parceria Trans-Pacífico.


Embora os dois países tenham avançado pouco na questão dos automóveis, o fim das restrições sobre carnes pode representar um progresso significativo nas relações comerciais.


Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 17 de julho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja