• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil tem cerca de 140 milhões de hectares degradados com potencial para agricultura e pecuária


Sexta-feira, 13 de julho de 2012 - 09h47

O Brasil tem aproximadamente 140 milhões de hectares degradados, que podem ser transformados em áreas produtivas para agricultura e pecuária. Foi o que destacou o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fernando Tatagiba, nesta quarta-feira (11/7), no 9º Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas (9º Sinrad), que ocorre no Rio de Janeiro (RJ) até hoje (13/7).


Segundo Tatagiba, o ministério está finalizando seu novo plano plurianual, que estabelece uma meta de elaborar, até 2015, um plano nacional de recuperação de áreas degradadas, que necessariamente deve ser feito com políticas integradas com outros setores da sociedade. "É um grande desafio que temos pela frente, de superar esse passivo, pois essas áreas geram prejuízos enormes para o país e trazem pobreza para o produtor rural."


De acordo com o chefe do Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agrobiologia), Eduardo Campello, o Brasil já detém tecnologia própria para reverter a degradação de terras, por meio de processos de seleção e manejo.


"Várias dessas áreas podem se tornar mais rentáveis, tirando a pressão sobre as florestas e os remanescentes nativos. Já tivemos avanços incontestáveis com o plantio direto [técnica em que se roça a terra e se semeia em seguida, evitando a erosão]. É preciso integrar lavoura, pecuária e floresta."


Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 12 de julho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja