• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Fazenda paulista alcança eficiência produtiva elevada do confinamento e é premiada


Quinta-feira, 12 de julho de 2012 - 10h06

A Fazenda Rio Novo, da Agropecuária HS Ltda, em Salto Grande (SP), foi destaque do Prêmio Nelson Pineda de 2012 por ter ganhado o primeiro lugar do índice Excon (eficiência produtiva do confinamento) e será uma das seis contempladas com uma viagem aos EUA, para conhecer o sistema de produção norte americano de um grande confinamento e uma unidade de processamento de grãos.


De acordo com Vicente Mariotto, diretor da Agropecuária HS Ltda, a conquista desta premiação foi uma consequência natural fruto de um trabalho sério pela busca da eficiência considerando o tripé genética, nutrição e sanidade. "Este prêmio é muito gratificante por que nos mantêm motivados na atividade por saber que estamos no caminho certo e vem selar todo o êxito de nosso trabalho", destaca Mariotto. "Durante a viagem, vou buscar conhecimento para melhorar ainda mais nossos índices de produção já premiados (eficiência alimentar, produção de arrobas/animal e sanidade dos animais)", completa


O diretor argumenta que dentro da atividade pecuária é muito importante manter um trabalho incessante pela busca da qualidade e sempre que possível, ajustando os melhores meios de produção. A Agropecuária HS, associada à Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) desenvolve trabalho contínuo ao longo de cada ano na engorda de gado e seu ciclo de produção é variável de duas formas: com os animais próprios, desmamados do rebanho e que entram no confinamento com média de peso entre 220kg a 270kg, e são terminados com média de 180 dias a 210 dias pesando entre 19@ a 20@; e os animais comprados para recria, que por um período de um ano são engordados a pasto e quando alcançam os 220kg, entram no sistema de engorda intensiva por 120 dias e são terminados com 330kg a 350kg de peso para o abate.


Segundo o dirigente do grupo, a Fazenda Rio Novo engorda entre 2 mil a 3 mil animais por ano e a opção é sempre dispor por animais jovens, produtos de cruzamento industrial nelore x charolês e nelore x angus, que aliem boa genética de ganho de peso com a boa oferta nutricional. No sistema de engorda são disponibilizados aos animais silagem de milho, grãos de milho, farelo de soja, núcleo de minerais e dependendo da época, o acréscimo de polpa cítrica e caroço de algodão.


"Se fosse para terminar o boi a pasto, nos tempos atuais aqui na região, já seria impossível continuar na atividade, a saída foi justamente partir para o confinamento, que acredito que este é o caminho sem volta para a pecuária brasileira", reconhece Mariotto.


Mariotto completa dizendo que a pecuária intensiva tem que agregar produtividade, a exemplo dos norte-americanos, que no decorrer das décadas diminuíram o número de cabeças do seu rebanho, por outro lado, compensaram ao intensificarem a produção. "O confinador atual tem que fazer a compensação não mais em quantidade, e sim na conversão de mais arrobas por animal, portanto, a atividade deve agregar mais peso aos animais e mais produtividade na conversão de carne, em sintonia com a combinação da boa genética com alimento de qualidade".



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja