• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Rio Grande do Sul vai conceder incentivos fiscais sobre grão importado


Quinta-feira, 12 de julho de 2012 - 10h02

O Rio Grande do Sul vai conceder incentivos fiscais para a importação de milho e soja depois que a seca quebrou a safra 2011/2012 das duas culturas. O decreto será assinado nos próximos dias pelo governador Tarso Genro em atendimento a pedidos da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips), informou o governo estadual.


Segundo o secretário da Fazenda, Odir Tonollier, o estado vai diferir (transferir para as etapas seguintes da cadeia produtiva) o recolhimento da alíquota de ICMS de 12% incidente sobre os grãos importados. O governo estima que os produtores gaúchos de aves e suínos precisarão de 5 milhões de toneladas de milho e de 3 milhões de toneladas de farelo de soja para alimentar as criações neste ano.


Conforme a Emater-RS, entretanto, a produção local de milho caiu para 3 milhões de toneladas nesta safra, ante 5,8 milhões de toneladas no ciclo anterior. Na soja, a queda foi de 11,7 milhões para 5,8 milhões de toneladas no período, mas boa parte da safra é exportada e os criadores também enfrentam as altas do preço internacional do produto.


O governo gaúcho também vai anunciar nesta quinta-feira (11/7), pelo segundo ano consecutivo, um programa próprio de financiamento à agricultura local. O "Plano Safra RS" deve liberar R$1,5 bilhão para investimentos, custeio e extensão rural neste ano, ante R$1,1 bilhão em 2011. Conforme a Secretaria da Agricultura, os recursos virão do Tesouro estadual, do Banrisul e do Badesul, banco de fomento também controlado pelo estado.


Fonte: Valor Econômico. Por Sérgio Ruck Bueno. 11 de julho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja