A carne de frango brasileira acaba de ganhar um selo internacional de garantia de qualidade, o Brazilian Chicken. A chancela foi criada pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no âmbito do Projeto Setorial (PS) firmado entre as duas entidades.
Em nota, o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, disse que poderão utilizar o selo Brazilian Chicken nas embalagens de seus produtos e materiais promocionais as empresas associadas à Ubabef que exportem há, no mínimo, 12 meses. Hoje, a associação conta com mais de 30 agroindústrias filiadas - responsáveis por 97% de toda a exportação da avicultura brasileira - que exportam para mais de 150 países.
As empresas participantes também deverão atender a uma criteriosa avaliação com mais de 70 itens, e terão participação aprovada após a análise de uma comissão técnica. Dentre os pontos destacados estão questões como bem estar animal, qualidade da alimentação, controle e respeito à sanidade e à gestão ambiental. Todos os parâmetros serão verificados periodicamente por auditorias independentes credenciadas pela Ubabef.
O frango brasileiro já conta com percepção de valor diferenciada no comércio internacional. A criação do selo é uma garantia de origem que deverá estimular ainda mais a preferência mundial por nossos produtos, em um mercado consumidor pautado pela qualidade e custo/benefício, dentro do conceito do consumo consciente, explicou o diretor de mercados da Ubabef, Ricardo Santin, também no comunicado.
Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 4 de julho de 2012.
Agro Num Instante - Episódio 484 - Couro e sebo com demanda alta
Preços estáveis para boi gordo, vaca e novilha nas praças paulistas
Mercado do boi gordo: pressão de baixa, exportações em alta e perspectivas para o pecuarista
O que maio promete para a arroba do boi: vai surpreender ou travar?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos