• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Milho safrinha deve ter colheita recorde no Paraná, aponta governo


Terça-feira, 3 de julho de 2012 - 16h21

A expectativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), do Paraná, para a colheita da segunda safra de milho é que as lavouras do estado produzam 10,3 milhões de toneladas do grão. Essa quantidade é 62% maior que a colhida no mesmo período, em 2011, e, conforme a SEAB, representa a maior colheita do milho safrinha da história do Paraná.


Segundo a secretaria, os novos números aumentaram também a projeção da colheita de grãos no estado para 31,5 milhões de toneladas. Em 2011, a produção total chegou a 31,9 milhões de toneladas.


O crescimento na colheita de milho também deve compensar a quebra que houve nas lavouras de soja do Paraná, devido à seca dos primeiros meses do ano. Para a SEAB, os efeitos da seca não serão sentidos nas lavouras de milho e trigo, principais produtos colhidos no estado durante o inverno.


Apesar de positivos, os números positivos da lavoura de milho ainda são ameaçados. Segundo a SEAB, as geadas que caíram no Paraná em algumas regiões chegaram a afetar uma pequena parte das plantações. Para que a expectativa se transforme em realidade, será necessário que o frio não danifique outras áreas.


As mesmas geadas foram decisivas para a queda significativa na produção de feijão. Da expectativa de 408,4 mil toneladas, devem ser colhidas apenas 321 mil toneladas. A queda na produção já fez com que os preços subissem até 52,1%, no caso do feijão preto.


Para o trigo, a expectativa é que a colheita sofra queda em 2012. O motivo é a redução da área plantada em relação a 2011, que caiu de 791 mil hectares para 768 mil hectares. Conforme a SEAB, o motivo é que os produtores estão descontentes com os preços obtidos na venda do grão, que não são suficientes para cobrir os custos do plantio.


Fonte: G1 PR. Pela Redação. 29 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja