• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Canadá vence na OMC disputa sobre rotulagem de carne dos EUA


Segunda-feira, 2 de julho de 2012 - 09h21

O ministro de agricultura do Canadá, Gerry Ritz, confirmou nesta sexta-feira (29/6) que um painel de recursos da Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu contra o pedido dos Estados Unidos de poder exigir que produtos derivados de carne tragam no rótulo informações sobre a origem. Os Estados Unidos recorreram à OMC, depois que o Canadá considerou que a exigência violava as regras do comércio internacional.


Falando em uma propriedade rural na província de Saskatchewan, Ritz disse que o Canadá venceu (a disputa comercial) no que se refere à sua principal determinação, de que a obrigação de rotular a origem discrimina sua indústria. Segundo ele, trata-se de um claro reconhecimento da natureza integrada da rede de distribuição da América do Norte. O ministro descreveu a decisão da OMC como uma importante vitória para os produtores do Canadá e dos Estados Unidos.


Esperamos que os Estados Unidos respeitem totalmente esta decisão e ajam rapidamente para o bem das indústrias do Canadá e dos Estados Unidos, disse. Com a economia tão frágil como está, este não é o momento para aumentar a fronteira entre os maiores parceiros comerciais do mundo, acrescentou.


De acordo com Ritz, as exportações de gado e suínos do Canadá aos Estados Unidos caíram muito desde que as normas de rotulagem foram adotadas, em 2008. Estou confiante de que podemos resolver essa disputa entre amigos.


Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 29 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja