• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Gripe aviária é detectada no México e Japão suspende importações


Quinta-feira, 28 de junho de 2012 - 09h27

O governo do México declarou, nesta quarta-feira (27/6), estado de emergência para segurança animal após detectar um surto de gripe aviária. A doença não afeta humanos, mas pode trazer prejuízos à produção de frangos. As áreas infectadas, nos municípios de Tepatitlan e Acatic, no estado de Jalisco, foram colocadas em quarentena. Outras regiões vêm sendo avaliadas.


O caso fez com que o Ministério da Agricultura, Pesca e Floresta do Japão suspendesse as importações de carne de frango e de outras aves do México, que, no ano passado, vendeu 377 toneladas desse tipo de produto ao país oriental. A imunização já está sendo considerada como uma opção para conter o avanço da doença.


"O vírus da gripe aviária H7N3 não representa um risco ao consumo de frango e medidas de contenção foram tomadas para proteger a produção desta região (Jalisco)", disse, em nota, o Serviço de Segurança Alimentar do Ministério da Agricultura mexicano.


Autoridades do governo já pediram aos produtores que informem qualquer suspeita de contaminação por gripe aviária. Entre os sintomas apresentados por animais infectados estão inflamação da cabeça, falta de apetite e queda repentina na colocação de ovos. Por meio de exames em laboratórios e exigências que seguem padrões internacionais, o Serviço de Segurança Alimentar mexicano vai certificar os produtores que não tiverem animais contaminados.


Em 2011, o México produziu 2,9 milhões de toneladas de produtos de frango, com exportações destinadas principalmente à China, aos Estados Unidos e ao Japão.


Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 27 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja