• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores de cana de SP reclamam que não conseguem financiamento


Quarta-feira, 27 de junho de 2012 - 09h42

Os donos de uma destilaria em Sertãozinho, nordeste de São Paulo, querem plantar seis mil novos hectares de cana e reformar outros quatro mil. O projeto foi inscrito no novo plano de financiamento do BNDES, em abril, mas até hoje o recurso não saiu.


Para não perder tempo, a destilaria buscou financiamento em bancos particulares.


O plano batizado de Pró Renova foi lançado em janeiro com orçamento de R$4 bilhões disponíveis para empréstimos aos médios e grandes produtores de cana de açúcar. Com juros de 8,8% ao ano.


O objetivo do governo é financiar a ampliação ou renovação de mais de mais de um milhão de hectares. Com mais cana no campo, governo prevê também um crescimento na produção de etanol, de dois a quatro bilhões de litros a mais na safra 2013/2014 em comparação com a safra atual.


O problema é que o dinheiro do BNDES não está chegando aos produtores. Até agora, apenas ¼ do total de recursos disponíveis recebeu propostas de financiamento.


Quase seis meses depois do lançamento da linha, o banco liberou apenas R$230 milhões, recurso quase todo emprestado para apenas uma empresa do Paraná.


A UNICA, que representa as usinas do Centro-Sul do país, explica que além dos critérios do BNDES, que dificultaram o acesso ao Pró-Nova, outros bancos estão oferecendo empréstimos a custos menores.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 26 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja