• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Consumo de leite UHT deve superar 6 bilhões de litros


Terça-feira, 26 de junho de 2012 - 14h57

O consumo de leite UHT deve registrar aumento de até 4% em 2012 e ultrapassar seis bilhões de litros. De acordo com os dados apresentados pela da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV), a participação do leite longa pode chegar a 84% do consumo total de leite fluido no País (longa vida e pasteurizado), aumento de 6 p.p na comparação com 2011.


"Por sua praticidade e facilidade de distribuição e armazenamento, bem como pela crescente credibilidade junto aos consumidores, o UHT atende ao estilo de vida do brasileiro e às características do País, com seu clima tropical e dimensões continentais", diz Laércio Barbosa, presidente da ABLV.


Segundo a associação em 2011 o volume de UHT consumido registrou aumento de 6,7%, passando de 5,45 bi/litros para 5,81 bilhões de litros. O setor foi o maior responsável pelo crescimento de 4,2% do mercado total de leite de consumo, do qual ainda fazem parte os segmentos de leite em pó que registrou crescimento de 4,3% e leite pasteurizado que teve a participação reduzida em 3,8%. O faturamento da indústria fechou em mais de R$10 bilhões.


"Os setores de Leite Longa Vida e em pó se beneficiaram do aumento de renda da população, particularmente das classes mais baixas, que passaram a consumir um volume médio maior", explica Nilson Muniz, diretor-executivo da ABLV.


Consumo mundial


De acordo com a Scot Consultoria, nos últimos cinco anos, o consumo de leite UHT no mundo cresceu entre 3% e 4% ao ano. As expectativas são de que, em 2012, o leite longa vida corresponda a 72% do consumo mundial de leite fluido.


Na Austrália, o consumo de leite longa vida representa 8% da produção que fechou 2011 em 2,4 bilhões de litros de leite. Para este ano, a expectativa é que a produção de UHT fique estável, enquanto o consumo de leite fluido tenha aumento de 2,5%.


Países que possuem um consumo per capita de lácteos elevado, como Finlândia, Irlanda, Inglaterra e Holanda também não possuem tradição de consumo de leite UHT.


Já na França, o mercado de UHT é responsável por 95% das vendas.


Fonte: Portal DBO. Por Mônica Costa. 21 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja