• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Estiagem aflige produtores dos Estados Unidos


Terça-feira, 26 de junho de 2012 - 09h18

Um ano depois de sofrer imensas inundações, grande parte do Meio-Oeste americano enfrenta uma seca que está se expandindo em área e em intensidade, destruindo plantações e criando temores de incêndios causados por fogos de artifício, com a chegada do feriado de 4 de julho - dia da Independência dos EUA.


Grandes áreas dos estados de Illinois, Indiana, Missouri e Kansas enfrentam condições de seca depois de um inverno ameno, pouca chuva de primavera e as recentes temperaturas abrasadoras. O Serviço Nacional de Meteorologia prevê que nos próximos três meses as condições de seca vão persistir ou mesmo se intensificar, em grande parte do Centro-Oeste.


Os preços dos produtos agrícolas subiram com o temor de que a seca venha a reduzir as safras. O preço do milho para a próxima safra bateu no nível mais alto desde março, enquanto a soja alcançou um recorde de nove meses na bolsa de Chicago.


A alta no preço das commodities pode se traduzir em aumento no custo dos alimentos, especialmente quando os produtores de carne bovina, suína e de frango procuram repassar o custo maior das rações.


Os meses de verão em geral são um período de seca na região central dos Estados Unidos, com poucas chuvas para molhar o solo ressequido. "Entrar nesse período de estiagem com o solo já seco não parece nada bom", disse Jim Keeney, gerente do programa climático do Serviço Meteorológico Nacional em Kansas City, no estado de Missouri.


Partes do Texas e do oeste dos EUA já vinham enfrentando condições de seca durante boa parte do ano, incluindo áreas do estado do Colorado, onde os incêndios continuam a arder. Mas só recentemente a seca atingiu o Meio-Oeste - mudança brusca em relação a um ano atrás, quando fortes chuvas e o aumento de volume dos rios causaram uma inundação histórica.


Jeff Scates, um agricultor de Illinois, disse que cerca de 75% de sua fazenda familiar estava debaixo d´água na primavera passada, e ele só acabou de plantar seu milho no início de junho. "Não me lembro de ter visto o tempo tão seco já nesta época do ano", disse.


A primavera trouxe chuvas abaixo da média em estados como Illinois e Indiana, e as médias de temperatura mais altas já registradas no Meio-Oeste para os primeiros cinco meses do ano, segundo o Centro Regional do Clima do Meio-Oeste.


Dados do Centro Nacional de Mitigação da Seca mostram que a chuva na cidade de Carbondale, no sul do Illinois, totalizou 190 milímetros desde início de março até a semana passada, uma queda ante os 770 milímetros do ano passado e 427 milímetros de um ano normal. No norte de Ohio, a cidade de Akron está igualmente seca, com 208 milímetros de chuvas, em comparação com 508 milímetros há um ano e 328 milímetros em um ano normal. Em Indiana, os bombeiros estão alertando contra os fogos de artifício.


Nem todo o Meio-Oeste está seco. A cidade de Duluth, em Minnesota, foi inundada na semana passada por um recorde de 182 milímetros de chuva em cerca de 24 horas. As inundações danificaram centenas de casas e causaram US$100 milhões de prejuízos apenas em infraestrutura, segundo autoridades municipais. Quilômetros de estradas foram destruídos e pontes e linhas férreas foram levadas pelas águas.


As atividades no porto da cidade, cujo forte é enviar o minério de ferro tipo taconita para a indústria siderúrgica, estão fortemente reduzidas. "Os vagões de trem não conseguem chegar até os navios", disse Amy Norris, de 59 anos, coordenador das informações públicas da cidade.


Estados do norte do país, incluindo Minnesota, Wisconsin e Dakota do Norte, estão mais próximos dos níveis normais de chuva. Mas devem estar secos esta semana, enquanto áreas do sul como Kansas City, em Missouri, vão enfrentar calor intenso, disse Rick Hluchan, do Serviço Meteorológico Nacional em Duluth.


No Colorado, no fim de semana, os incêndios ameaçaram alguns dos destinos turísticos de verão mais populares do estado, destruindo mais de 20 casas perto do Parque Nacional das Montanhas Rochosas e deixando vazios os hotéis e campings, segundo a Associated Press. Um incêndio perto de Colorado Springs obrigou a evacuação de mais de 11 mil moradores, segundo a AP.


No domingo, a tempestade tropical Debby cresceu na área central do Golfo do México, obrigando petrolíferas a reduzir a produção, enquanto os meteorologistas discutiam qual caminho esse sistema vai tomar - rumo a oeste, para o Texas, ou subindo para a Flórida.


Fonte: Valor Econômico. Pela Redação. 26 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja