• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Colheita mato-grossense de milho safrinha evolui


Segunda-feira, 25 de junho de 2012 - 09h48

A colheita da segunda safra de milho já alcançou 8,3% da área total plantada em Mato Grosso nesta temporada 2011/12, que é de 2,5 milhões de hectares. Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgado na sexta-feira (22), a colheita da chamada safrinha evoluiu 3,8% em uma semana. Até o momento, as condições do cereal colhido estão boas, e a produtividade está em torno de 160 sacas por hectares.


A região onde a colheita está mais adiantada no estado é a oeste. Lá os trabalhos foram concluídos em 11% de uma área total estimada em 338,4 mil hectares. O município de Sapezal é o que está com a colheita mais avançada.


De acordo com Cleber Noronha, analista de grãos do Imea - vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), o clima tem influenciado no avanço da colheita. "A tendência agora é acelerar os trabalhos, pois vão diminuir as chuvas e o tempo mais seco vai favorecer a retirada do milho nas lavouras. Comparado com a safra passada, estamos praticamente com o mesmo percentual, a diferença é que este ano temos um volume muito superior para colher", destacou.


Na safra 2010/11, foram colhidas 7 milhões de toneladas de milho em Mato Grosso, e nesta temporada a expectativa é de uma produção recorde de 13 milhões de toneladas, 87% maior.


Fonte: Valor Econômico. Por Mariana Caetano. 25 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja