• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ex-ministro da Agricultura propõe código agroambiental


Quarta-feira, 20 de junho de 2012 - 09h54

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, atualmente coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), comparou hoje as experiências bem-sucedidas de agricultura sustentável que foram apresentadas durante o seminário "Segurança Alimentar e Sustentabilidade no Agronegócio" a uma "pele de onça" onde se formam "manchas de excelência" pela falta, no seu entender, de uma estratégia global para o campo. Ele propôs a criação no país de um código agroambiental que venha para suprir essa lacuna.


"Falta um código agroambiental, uma estratégia nacional que faça com que os exemplos positivos se generalizem", afirmou. Na visão do ex-ministro, o último governo brasileiro a traçar uma estratégia para o campo foi o de Ernesto Geisel (1974-1979), que teve Alysson Paulinelli como ministro da Agricultura. Na visão de Rodrigues, Paulinelli contemplou todos os aspectos da problemática rural, incluindo a tecnológica, com a criação da Embrapa, hoje reconhecida como um dos motores do crescimento do agronegócio do país nas duas últimas décadas.


Para o ex-ministro, há uma lacuna de liderança internacional em relação ao tema do agronegócio e o ambiente e que pode vir a ser preenchida pelo Brasil. "Se tiver um código agroambiental o Brasil terá a liderança mundial", afirmou. O seminário sobre segurança alimentar e sustentabilidade foi realizado como parte do evento Humanidade 2012 que ocorre paralelamente à Rio+20, no Forte Copacabana (zona sul do Rio).


Fonte: Valor Econômico. Pela Redação. 20 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja