• Sábado, 4 de maio de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

É constituída a COPERFAM, uma força para os pequenos agricultores


Terça-feira, 19 de junho de 2012 - 13h16

Mais um acontecimento que entrará para a história das cooperativas. Foi constituído no dia 31 de maio, a Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar - COPERFAM, no auditório do Shopping Rural da COOPERCITRUS de Bebedouro. Mais de 100 pessoas participaram da Assembleia de Constituição, que reuniu produtores rurais e membros da diretoria, do conselho de administração e fiscal da COOPERCITRUS.


A cerimônia foi aberta pelo diretor presidente da COOPERCITRUS, Raul Huss de Almeida, que compôs a mesa junto a outros dirigentes da Cooperativa como o diretor vice-presidente João Pedro Matta, o diretor de administração e negócios José Vicente da Silva, o controller Nehemias Alves de Lima e a diretora administrativa da Sicoob Credicitrus Maria Madalena Fernandes Rocha.


A nova cooperativa tem sua sede em Bebedouro, SP, nas dependências da COOPERCITRUS, no Centro Comercial, localizado na Av. Quito Stamato nº 530 - Bloco 5 - Sala 2. Nos seus primeiros anos irá atuar com a cooperação integral da COOPERCITRUS, com o apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com orientações sobre empreendedorismo no campo. Seu objeto social é de ser a propulsora dos pequenos agricultores, lhes fornecendo todas as informações para o desenvolvimento de sua atividade agrícola, buscando a melhoria da produtividade, a utilização de tecnologias na plantação e a comercialização de seus produtos em programas do governo como escolas, creches, penitenciárias, dentre outros.


A COPERFAM será dirigida por José Vicente da Silva, como presidente; João Pedro Matta, como vice-presidente e Claudionor Gianello, como diretor de administração e negócios. O Conselho Fiscal, composto pelos membros efetivos Celso Marciano da Silva Filho, João Roberto Gasperini e Jesus Colosio e os membros suplentes Osmar de Jesus Sala, Marcílio Caio Sita e Antonio Aparecido Lodo.


Em seu pronunciamento, José Vicente ressaltou a importância de se cultivar a paciência para que a Cooperativa comece a crescer aos poucos, assim como aconteceu com a Coopercitrus e a Sicoob Credicitrus. "A Coopercitrus não poderia realizar algumas coisas que essa nova cooperativa se propõe a fazer. Os governos federal e estadual têm apoiado muito as iniciativas de benefício à agricultura familiar e ao pequeno produtor. Nós acreditamos muito no apoio que os governos estão dando e também em algumas iniciativas que vão ampliar a área de atuação dessa cooperativa. Pedimos apenas um pouco de paciência para que as oportunidades comecem a acontecer. Para essa cooperativa começar a existir não é uma coisa que se faz da noite para o dia, da mesma forma para não ter custos com ela, a COPERFAM vai funcionar dentro da COOPERCITRUS, todos os nossos departamentos deverão apoiá-la. Não queremos que os produtores criem uma expectativa a curto prazo, esperamos proporcionar recursos para financiamentos com as taxas de juros que são menores para a agricultura familiar, em um prazo curto conseguimos fazer este atendimento para posteriormente trabalhar, se possível, com a comercialização da produção dos cooperados".


Na COPERFAM, pode ingressar produtores rurais com área rural máxima de 4 módulos fiscais condizentes com a exigência de cada município. Até 30% do número de cooperados poderá exceder os 4 módulos fiscais. Sua atuação será nos estados de São Paulo e Minas Gerais, assim como a Coopercitrus.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja